
O ICMS das atividades de turismo em Mato Grosso deu um salto de 175% em 2022 se comparado a 2018. Isso significa que mais empresas do ramo passaram a se formalizar e a investir no Estado após o Governo de Mato Grosso sinalizar investimentos no setor que atingem R$ 151,4 milhões, sendo R$ 56,8 milhões apenas com requalificação e construção de orlas, dentre outros aportes financeiros.
No ano passado foram arrecadados R$ 66,2 milhões em ICMS com os segmentos que abrangem as agências e operadoras, aluguéis de transportes, atividades culturais, atividades desportivas, serviços de alimentação, alojamento e transportes aéreos, aquaviários e terrestres, enquanto em 2018 foram arrecadados R$ 24,1 milhões.
O crescimento na arrecadação do ICMS aponta que mais empresas do setor de turismo passaram a se formalizar. Já em 2019, a arrecadação subiu para R$ 41,5 milhões, em 2020 caiu para R$ 31 milhões devido à pandemia do coronavírus e em 2021 retomou para R$ 42 milhões.
“Além da formalização, muitas empresas foram abertas e passaram a investir com a expectativa de negócios gerados pelos investimentos anunciados pelo Governo com orlas, píers e circuitos de turismo. Algumas obras estão em execução, outras sendo licitadas. O setor está respondendo a esses investimentos”, comentou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno.
Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo, realizou rodadas de negócios em parceria com o Sebrae, criando ambiente para que os operadores de turismo pudessem fazer negócios dentro do Estado.
Entre agosto de 2020 e setembro de 2021, essas rodadas de negócios movimentaram R$ 9,5 milhões envolvendo 72 fornecedores e 78 compradores.
Quatro mil novas empresas no setor
Dados da Junta Comercial do Estado (Jucemat) apontam que em 2022 havia 17.691 empresas do setor de turismo abertas no Estado e 7.304 fechadas. Em relação a 2019, houve aumento de 4.280 novas atividades de turismo no Estado.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, mesmo com a pandemia foi possível fazer “do limão, limonada”, pois houve incremento no turismo regional, com os mato-grossenses conhecendo o próprio Estado, e o setor mostrou sua força com a recuperação após o período de pandemia.
“O turismo está voltando com força em todos os estados e em todas as suas vertentes. Com os investimentos do Governo, mais empresas estão abrindo do que fechando no setor, mostrando que o empresariado está respondendo às ações do Estado”, comentou.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°