
Aumentar a visitação turística e, com isso, gerar mais emprego e renda para os mineiros é um dos propósitos centrais do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé Promoção Turística e do projeto turístico Minas Santa, apresentados oficialmente pelo Governo de Minas Gerais nesta terça-feira (14/3). Com a iniciativa, a ideia é divulgar planejamento para a Semana Santa em um portfólio consistente, em harmonia com a proteção e valorização dos bens culturais da fé no roteiro diferenciado de Minas para o turismo religioso.
Ao longo do ano, diversas cidades mineiras já recebem visitantes interessados nas igrejas, santuários, caminhos e rotas, dentre outros espaços consagrados pelos ritos da fé. As expressões culturais, como os tapetes devocionais de Ouro Preto, o toque dos sinos de São João del-Rei, a arquitetura local, as obras de arte, além da própria busca pelo autoconhecimento, são atrativos que permeiam as atividades turísticas de Minas. Com os projetos anunciados, a ideia é justamente estruturar, capacitar e promover atividades que ajudem a posicionar Minas entre os principais destinos de fé do país.
Para essa missão, atuam em parceria as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese) , as Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG) , além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) .
“Cerca de 80% do turismo que se faz em Minas é turismo cultural - e a fé também é cultura. Então, todo esse legado das tradições, sejam elas materiais ou imateriais, são atrativos importantíssimos para consolidar Minas Gerais também como destino turístico da fé, o que vai além da Semana Santa. Esta terá, a partir de agora, um projeto específico, que é o Minas Santa, voltado para a divulgação da programação relacionada, que abarca diversa expressões como o canto, o teatro, em verdadeiros espetáculos da fé”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Toda a estrutura da Secult, por exemplo, está mobilizada para a realização do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, e também do projeto turístico Minas Santa, que prevê a divulgação do portfólio em 1/4. Cada área contribuirá com seu conhecimento buscando otimizar os recursos disponíveis e com atuação em todo o processo. Desde a realização de ações de estímulo à proteção dos bens culturais, por meio do processo de catalogação e registro dos bens tombados, festejos, modos de fazer e saberes à criação de uma programação especial inspirada na religiosidade e na fé, a fim de descentralizar o acesso dos mineiros ao turismo da fé.
Parceiros
As estratégias do novo plano e do projeto são realizadas em parceria com o Sebrae, a Fecomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Entre as instituições parceiras, a Fecomércio participará, por exemplo, em especial nas ações de promoção dos pratos tradicionais da cozinha mineira relacionados à fé. Já o Sebrae fará a estruturação das rotas, a execução de capacitação e os treinamentos, além de realizar ações de promoção dos destinos turísticos junto a influenciadores, mídia e trade turístico. A CDL, por sua vez, atuará na realização de oficinas de tapetes devocionais em Belo Horizonte.
Natal
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, o Natal da Mineiridade, a partir de agora, também se insere no Plano Estadual de bens Culturais da Fé. “Não podemos esquecer que o Natal é um bem de fé, como diversas outras comemorações que ocorrem ao longo do ano e passarão a fazer parte da política estadual do turismo da fé”, disse Leônidas.
Em sua apresentação, o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, detalhou como o cadastro da programação de Semana Santa dos municípios contará com apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
A ideia é mobilizar as prefeituras para que encaminhem informações sobre os eventos relacionados a essa época do ano.
“Hoje, temos 63 municípios com programação de Semana Santa cadastrados nas plataformas da Secult. E temos uma meta de que até 2024 alcancemos 200 cidades que possam ter eventos estruturados. Nós sabemos que todos os municípios comemoram a Semana Santa, mas nem todos têm atrações que possam funcionar como atrativos turísticos”, comentou o subsecretário.
Confira aqui mais detalhes sobre as ações programadas.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°