
O Secretário do Turismo, Pablo Santos, reuniu-se nesta segunda-feira (20), com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa (Toninho de Caridade), para mobilizar os prefeitos a atualizarem o cadastro do seu município no Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo é até o dia 28 de março e pode ser feito através do sitehttps://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Das 5.568 cidades no Brasil, 2.940 estão inseridas no Mapa, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur). Atualmente, o Piauí possui 38 municípios.
Pablo Santos reforçou que os municípios precisam realizar o cadastro, já que este é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, bem como de atração de recursos para investir no turismo local.
“O Mapa do Turismo ajuda a desenvolver políticas eficazes que impactam diretamente na vida das pessoas. É com ele que se tem o direcionamento dos investimentos e consequentemente, melhorias na infraestrutura e o desenvolvimento do setor. Nosso papel é conscientizar e mobilizar para que o Piauí tenha mais municípios incluídos”, destaca Pablo Santos. O secretário estava acompanhado do diretor de Turismo, Alex Albuquerque; e de Eventos e Patrocínios, José Neto Monteiro.

O presidente da APPM, Toninho de Caridade, reitera a importância dessa integração. “Iremos contactar e informar todo os gestores municipais sobre a importância e o prazo de se cadastrarem no Mapa do Turismo, que é muito importante e que faz parte de uma busca de investimentos que o Estado e o Governo Federal proporcionam aos municípios. Estamos aqui para colaborar e realizar uma parceria de resultados, inclusive com orientações sobre as exigências do MTur para participar do Mapa”, reitera.
Segundo o Mtur, os gestores municipais devem estar atentos às notificações da plataforma e à data de realização do cadastro inicial, disponível nos certificados entregues no último ano. Toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário, o município será excluído do sistema. Assim como em 2022, a plataforma, desenvolvida pelo Mtur, está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°