
Com o objetivo de compartilhar projetos e experiências de trabalho, o Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, quarta edição, será entre os dias 28 e 30/3, no Palácio das Artes. São aguardados 2.260 inscritos, que participarão de programação diversa, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas.
O encontro é realizado pelo Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , juntamente com os parceiros Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).
Entre os principais escopos da inicitiva há divulgação de ações para geração de emprego e renda, estruturação, qualificação e profissionalização, além de viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.
Para o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o quarto Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais contribui para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.
“A realização dos encontros com gestores marca um momento único no planejamento das ações da Secult. É quando nos reunimos para apresentar e avaliar os projetos mais recentes, além de oportunidade para anunciar novidades. O evento celebra a criatividade na gestão pública e aproxima gestores dos municípios e Estado, o que é fundamental para a compreensão das diferentes realidades. Essas trocas são necessárias para criarmos propostas mais qualificadas para a Cultura e o Turismo”, avalia Leônidas Oliveira.
Os encontros são, assim, oportunidade para estabelecer uma interação maior entre os municípios e Estado, fortalecendo os vínculos. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de conversas entre os gestores.
Programação
O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe série de atividades baseadas nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais. Uma programação diversificada e gratuita foi planejada para informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.
Na terça-feira (28/3), haverá palestra magna com o secretário Leônidas Oliveira e o diretor da Economia da Criatividade, José Junior. Na sequência, Oliveira reúne-se com a secretária-adjunta Milena Pedrosa, o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula, e o subsecretário de Cultura, Igor Arci.
Além disso, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) fará a entrega do Selo Cidade Amiga do Audiovisual para mais de cem municípios que participaram do programa em 2022.
A chancela reconhece os munícipios que desenvolvem práticas para facilitar e atrair produções audiovisuais, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos.
Oportunidade
Na quarta-feira (29/3), estão previstas capacitações sobre captação de recurso e fomento, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Em seguida, especialistas do Instituto Plenum Brasil vão discorrer sobre o impacto da Nova Lei de Licitação e Contratos - Lei Nº 14.133/21 - nos setores de Cultura e Turismo dos municípios mineiros.
Paralelamente, na Sala Juvenal Dias, estão agendados painéis de Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos, com Samira Lamaita e Luís Carneiro (Secult) e Cozinha Mineira como Produto Turístico, com Petterson Tonini (Secult).
Também Painel interinstitucional: Carnaval da Liberdade - Orientação de como os municípios podem usar a experiência de articulação nos grandes eventos do calendário, com Sérgio de Paula e José Júnior (Secult), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Rede de Gestores.
Outra atividade importante será a troca de experiências por meio dos casos de sucesso: Rota de Ciclo Turismo, com José Augusto Sena (IGR Serras Verdes) e Região Pontal do Triângulo, Marinez Queiroz (Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas); Céu de montanhas com Flávia Soares (Vale) e a Cozinha Contemporânea em Tiradentes, com Felipe Rameh (Tragaluz Restaurante Casa).
Economia
Integra ainda a programação da quarta-feira (29/3) a capacitação Elaboração de projeto: transformando ideias em ações com a superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva.
Na quinta (30/3), haverá o lançamento da Plataforma Integrada da Cultura – PIC e a palestra sobre Política municipal para promoção da criatividade, com o diretor da Economia da Criatividade, José Júnior, e o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim (Secult), no Grande Teatro.
A programação dá continuidade às mesas com o painel Planejamento Municipal e Regional, apresentado por Sérgio de Paula e Gabriela Ribeiro (Secult), Casos: Estruturação e Posicionamento do destino Coqueiral com Franciana de Assis, e Planejamento Estratégico do Circuito das Águas com Flávia Ribeiro.
Na Sala Juvenal Dias será apresentado o Painel: Promoção e Marketing de Destinos, com Natália Dornellas (Secult), Casos: Visite Beira Rio, com Silvia Cristiane (São Gonçalo do Abaeté) e Place Branding, com Fernanda Cunha (IGR Grutas e Mar de Minas).
Programação complementar
Na quinta-feira (30/3), os participantes do quarto Encontro poderão visitar os espaços que integram a Secult e fazem parte do Circuito Liberdade, mediante inscrição prévia. São eles Museu Mineiro/Reserva Técnica, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, visita às áreas de guarda - coleções especiais.
Serviço
Encontro Gestores de Cultura e Turismo de MG
Data: de 28 a 30/3/2023 (terça a quinta-feira)
Local: Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte - MG.
Inscrições: neste link
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°