
A participação de representantes de todas as regiões do estado na abertura do quarto Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais reforça a relevância da iniciativa que segue até quinta-feira (30/3), no Palácio das Artes. A ação traz oportunidade para municípios mineiros compartilharem projetos e experiências de trabalho, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas.
O Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , juntamente com os parceiros Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).
Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira agradeceu o empenho de cada participante no trabalho de promoção e estruturação de Minas Gerais como destino turístico. “Nós somos, hoje, o segundo destino mais procurado do país. Saímos do décimo lugar, em curto prazo de tempo, ainda durante a pandemia, para a vice-liderança. Em 2022, criamos 100 mil empregos e temos o maior número de municípios do Brasil no Mapa do Turismo: 596 estão preparados para receber turistas. Somos o maior destino do Brasil no que se refere à cultura. Minha gratidão a todos vocês”, frisou.
Expansão
Oliveira também reforçou o impacto da expansão da atividade turística no desenvolvimento cultural, social e econômico de Minas Gerais, o que tem contribuído para projetar o estado nacionalmente.
Vale recordar que, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP) , em 2022 Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com volume aproximado de R$ 925 bilhões.
Essa expansão, para Leônidas Oliveira, deve ser celebrada, mas também requer ainda mais esforço e planejamento. “Isso nos traz uma responsabilidade muito grande de continuarmos crescendo. Temos muito a fazer. Precisamos melhorar a estruturação dos destinos, com atenção especial à Cordilheira do Espinhaço, o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha, do Mucuri, ou seja, todas as regiões de Minas Gerais, especialmente as mais distantes”, pontuou o secretário.
Iniciativa inédita
O lançamento do projeto “Palácio das Artes no Circuito”, iniciativa inédita com o objetivo de promover mais diversidade para a programação com a proposta chamada “Todas as Artes e Todas as Pessoas” também marcou o primeiro dia do encontro.
Além disso, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) realizou entrega do Selo Cidade Amiga do Audiovisual para mais de cem municípios que participaram do programa em 2022.
A chancela reconhece as cidades que desenvolvem práticas para facilitar e atrair produções audiovisuais, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos.
Ações
O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe série de atividades baseadas nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais.
Uma programação diversificada e gratuita é planejada para informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.
A divulgação de ações que visam à geração de emprego e renda, à estruturação, qualificação e profissionalização é um dos principais escopos da iniciativa que busca também viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.
Os encontros estabelecem, assim, uma interação maior entre os municípios e Estado, fortalecendo vínculos.
Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de conversas entre os gestores, contribuindo para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.
Confira a programação completa aqui: https://www.secult.mg.gov.br/egmct
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°