
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5203/19, que obriga operadoras de telefonia celular a encaminharem gratuitamente mensagens curtas de texto – conhecidas como “torpedos” – ou de áudio aos serviços públicos de emergência.
A relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), recomendou a aprovação da proposta, com ajustes no texto. “Há a possibilidade de que alguns serviços de emergência não estejam disponíveis em uma determinada localidade; assim, é importante que a pessoa em busca de socorro seja informada desse fato”, disse a deputada.
O texto altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assim, o envio das mensagens dependerá de manifestação de interesse, pelo recebimento de textos e áudios, do órgão responsável pelo serviço de emergência, que deverá adotar as providências para assegurar o atendimento ao público nessas hipóteses.
Ao apresentar a proposta, em 2019, o ex-deputado Pedro Augusto Bezerra disse que, embora uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamente desde 2011 o envio gratuito de mensagens aos serviços públicos de emergência, muitos estados e municípios não adotaram a medida.
Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por ter sido rejeitado em 2019 pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o texto ainda seguirá para o Plenário.
Câmara Comissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo Câmara Comissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Câmara Comissão aprova projeto que autoriza extensão de estágio após conclusão de curso superior
Câmara Comissão aprova inclusão de internet nas campanhas de prevenção à violência doméstica Câmara Comissão aprova defesa jurídica gratuita para profissionais de segurança pública O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados Mín. 11° Máx. 21°