A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) definiu calendário de reuniões com o setor de turismo para alinhar ações e aprimorar, coletivamente, as políticas públicas para a área em Minas Gerais. O primeiro encontro, nesta semana, reuniu 41 representantes dos circuitos turísticos, incluindo presidentes das 28 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), gestores, secretários municipais e prefeitos.
No encontro, que também teve participação do subsecretário Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, e de equipes de turismo da pasta e das 28 IGRs, foi detalhada a proposta de categorização das instâncias, como forma de reconhecimento das peculiaridades, demandas e necessidades das diferentes regiões, sobretudo em termos de gestão e mercado.
O momento de interação entre os paticipantes, que também puderam solucionar dúvidas e dar sugestão à Secult, busca o trabalho conjunto para avançar em ações efetivas para o setor. Profissionais de diferentes áreas também explicaram suas funções e ações prioritárias em andamento, destacando a importância do diálogo constante com os circuitos turísticos.
“A realização dessas reuniões presenciais é muito importante. Nesses momentos, todas as IGRs se encontram com a secretaria para discutir as práticas e ações a serem realizadas de uma forma mais intensa. Presencialmente, além das trocas que acontecem em momentos de intervalo, nós gestores temos a oportunidade de discutir mais efetivamente todo o trabalho que está sendo realizado”, disse Cecília Galvão Fonseca, representante das IGRs Terras Altas do Mantiqueira e Trilha dos Bandeirantes.
Mayara Cristina, presidente e gestora da IGR Caminho Novo, considerou o momento muito significativo. “Durante o encontro, foi possível aproximar, interagir e compartilhar ideias com o grupo. É gratificante reconhecer a diversidade de perspectivas e expertise presentes”, destacou.
Visão semelhante foi compartilhada por Aline Miranda, gestora da IGR Serras de Minas: “Foi um momento importante para conhecermos pessoalmente a equipe da Secult, entendermos de forma clara e objetiva as próximas ações, trocar experiências com outras IGRS. Ouvimos e fomos ouvidos, e essa troca é importante e necessária. Espero que possamos ter mais momentos assim”, afirmou.
Próximos encontros
As reuniões envolvendo os diversos segmentos do turismo devem acontecer pelo menos duas vezes ao ano, presencialmente, em Belo Horizonte. A decisão foi tomada a partir do formulário de sugestões respondido pelos participantes, que também indicaram os temas para os próximos encontros.
Entre os gestores regionais, 75% manifestaram interesse na pauta de captação de recursos e elaboração de projetos. Na sequência, os assuntos mais demandados foram a estruturação de produtos turísticos e a revisão da política de regionalização do turismo.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°