
Que tal uma passadinha no Mercado Central de Belo Horizonte, depois do expediente, para conhecer as delícias gastronômicas do local e um pouco da cultura mineira? Assim fizeram os governadores que participaram do 8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na capital mineira nesta sexta-feira e sábado (2 e 3/6).
Na despedida de BH, os governadores visitaram o restaurante Rei do Torresmo, no Mercado Central de BH. Além de experimentar o tradicional torresmo de barriga e o fígado acebolado com jiló, os representantes dos estados tiveram, ainda, a oportunidade de conversar diretamente com a população.

Hospitalidade
“A visita ao mercado é uma tradição. Não há maneira melhor de terminar este encontro. Hoje, os governadores tiveram a oportunidade de conhecer esse que é um dos principais pontos turísticos e gastronômicos do estado. Fico feliz por saber que todos ficaram satisfeitos”
Romeu Zema - Governador de Minas Gerais
"Vir a BH e não passar no mercado é o mesmo que não vir à cidade. Os governadores terem vindo em conjunto, a convite do governador Casagrande, nos deixa muito honrados. É um prazer recebê-los aqui"
Professor Mateus - Vice-governador de Minas Gerais
Quem conhece, volta

A ideia de visitar o local foi do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que já conhecia o local. Questionado sobre o motivo de voltar ao mercado, não titubeou: ”fígado com jiló”.
“Já vim uma vez e estou retornando, pois adoro o mercado e as iguarias mineiras. Não poderia sair de BH sem passar pelo mercado. É como ir a Roma e não ver o Papa. Então, vim aproveitar essas delícias que os mineiros fazem para nós. Adorei tudo, mas vim mesmo para comer o fígado com jiló”
Renato Casagrande - Governador do Espírito Santo
Parada obrigatória
Já Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, ressaltou que seu estado também possui mercados parecidos, mas que o mineiro é uma parada obrigatória. "Gostei daquele ‘jiló empanado’, chamado torresmo”, brincou o governador, que adorou a iguaria mineira.
"É bom ver o comércio popular pulsando. Lá em São Paulo temos também, tanto o Central, como o da Lapa. Mas estou muito feliz de estar aqui e dou parabéns aos mineiros pelo local"
Tarcísio de Freitas - Governador de São Paulo
Mineiridade
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, destacou a receptividade do povo mineiro e a culinária, coisas que fazem parte da nossa mineiridade.
“É muito bom estar aqui. Competir com Minas na comida é difícil demais. Hoje, tive a oportunidade de conhecer essa parte cultural e gastronômica da cidade, que é o Mercado Central. Eu gosto do fígado de boi desde criança, mas, hoje, comi aqui o melhor do Brasil. Agradeço ao povo mineiro pela recepção. ‘Aqui é bão demais!'"
Ratinho Júnior - Governador do Paraná

Ponto de encontro, alegria e cultura
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse que o mercado é sempre um espaço de encontro com a cultura local.
“Aqui é um belo exemplo de organização de todos os associados. Tivemos a oportunidade de apreciar as especiarias locais e conhecer mais sobre a cultura da cidade. Provei o fígado com jiló, mas gostei mais do torresminho e na linguiça acebolada”
Eduardo Leite - Governador do Rio Grande do Sul
Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, visitou o mercado pela primeira vez. Para ele, trata-se de ponto de encontro, de alegria e negócio.
“O mercado é um local de referência em cada estado. Em Minas, que é um local hospitaleiro, ter um local com essa grandeza é muito bom. Viemos aqui deliciar o fígado com jiló, que eu nunca tinha comido e adorei”
Jorginho Mello - Governador de Santa Catarina
Mercado Central de BH
Belo Horizonte tinha completado apenas 32 anos quando, em 7 de setembro de 1929, a prefeitura da capital destinou um espaço para os comerciantes da cidade: o Mercado Central. O lugar resistiu ao tempo e, atualmente, abriga 400 lojistas e recebe 1,2 milhão de visitantes por mês.
Em 2016, foi eleito por uma companhia aérea como o terceiro melhor do mundo, perdendo apenas para os mercados da Espanha e da Inglaterra.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°