
O Governo de Goiás preparou uma série de ações para os meses de junho e julho nas cidades que ficam às margens do Rio Araguaia. Batizado de Temporada Mais Araguaia 2023, o projeto inclui vários órgãos estaduais, entre eles o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria da Retomada e o Corpo de Bombeiros.
ASecretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Seapa) participará da iniciativa levando ao público orientações sobre programas ligados do setor rural. Os treinamentos começam em Aruanã nesta quarta-feira (7/6).
Uma equipe da Seapa está no município desde domingo (4/6), mobilizando lideranças, produtores rurais e outros interessados. Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, no Centro do Idoso Dona Leopoldina Barros, eles participarão de capacitações em turismo rural, crédito rural e bioinsumos.
As inscrições para as atividades podem ser feitas a partir desta terça-feira (6/6) no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
A Seapa estará ao lado daAgência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária(Emater). Das 10 às 12 horas, as equipes do órgão oferecerão capacitações em bovinocultura sustentável, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros temas. Também farão emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), que substituiu a antiga DAP. Das 14 às 17 horas, serão realizadas oficinas de conserva de pequi e brigadeiro de pequi.
“Estamos unindo forças para fazer desta temporada do Araguaia uma das mais seguras e produtivas de todos os tempos”, afirma o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende. “O setor agropecuário tem uma característica de transversalidade. Temos interface com muitas áreas, e uma delas é o turismo. Goiás pode crescer muito com o turismo rural. Queremos desenvolver este segmento em todo o Estado, e incluir os pequenos produtores. A região do Araguaia é privilegiada neste sentido”, avalia.
A Temporada Mais Araguaia 2023 prevê nos meses de junho e julho ações em seis localidades da região. O investimento direto estimado é de cerca de R$ 14 milhões, e mais de R$ 25 milhões por meio de linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
A caravana do Estado leva qualificação a trabalhadores, encaminhamento a empregos, fomento ao empreendedorismo, eventos esportivos, reforço na segurança, educação ambiental nas cidades e nos acampamentos, prevenção a acidentes, regulação de serviços públicos como abastecimento de água e energia, entre outras iniciativas para garantir uma temporada tranquila aos turistas e produtiva para a economia local.
As ações do governo estadual serão desenvolvidas em Aruanã, São Miguel do Araguaia, Distrito de Luiz Alves, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás, Distrito de São José dos Bandeirantes e Aragarças. Além de Gabinete de Políticas Sociais (GPS),Secretaria da Retomada, Seapa e Emater, participam do projeto as secretarias deMeio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável(Semad), deEsporte e Lazer(Seel), aAgência Goiana de Regulação(AGR), aGoiás Turismo, aGoiásFomentoe as polícias Civil e Militar.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°