A fim de democratizar o acesso às políticas públicas e contribuir para desenvolvimento socioeconômico do Estado, o Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) , e a prefeitura de Uberlândia realizarão o fórum de Fomento à Cultura e Estímulo à Atividade Turística em Minas Gerais. A iniciativa, que integra o programa Secult no Município, acontecerá nos próximos dias 19 e 20/6, e reunirá gestores de diversos equipamentos culturais e turísticos da Secult.
As inscrições para que os interessados possam participar já estão abertas e podem ser feitas neste link . O evento será focado na capacitação dos profissionais dos segmentos de cultura e turismo das regiões intermediárias Uberlândia e Uberaba, especialmente das cidades integrantes dos circuitos turísticos Rota do Triângulo e Nascente das Gerais. Segundo o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o encontro tem o objetivo de descentralizar as ações e os recursos disponíveis para a cultura, aliado ao estímulo à atividade turístico no estado, expandindo a capacidade de geração de emprego e renda.
“Pelo programa Secult no município oferecemos qualificação técnica dos agentes da cadeia produtiva da economia da criatividade. Nesses dois dias de palestras e debates, teremos a chance de compartilhar experiências bem-sucedidas para desenvolvermos a cultura e o turismo, considerando as particularidades de cada uma das áreas”, destaca o secretário.
Programação de palestras
Na segunda-feira (19/6), às 14h45, o diretor de Economia Criativa da Secult, José Júnior, vai ministrar palestra abordando a cultura e o turismo como vetores de emprego e renda, e sobre a relação entre turismo cultural e desenvolvimento. Em seguida, a Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva, realizará apresentação sobre os mecanismos de fomento e leis emergenciais, incluindo a nova Lei Paulo Gustavo.
A superintendente também estará à frente do painel “Da elaboração à prestação de contas”, que acontecerá das 16h45 às 18h30. O primeiro dia será encerrado com o encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro, às 20h, na avenida Benjamim Magalhães.
Na terça-feira (20/6), as palestras terão início às 9h. O dia começará com a mesa sobre dinâmicas e competências das bibliotecas públicas e seus impactos na formação de cidadãos, ministrada pelo diretor de Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim. O painel seguinte será liderado pelo diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista, que falará sobre as competências dos arquivos públicos e a importância deles para a sociedade.
A diretora de Museus da Secult, Pollyana Lacerda, vai palestrar sobre a gestão de museus, a partir de dois aspectos: implantação e organização. O superintendente de Políticas de Turismo, Petterson Tonini, e a analista da Diretoria de Capacitação e Qualificação Mariana Neves ministrarão a palestra “O Plano Municipal para o Turismo- Simplificando para gerar resultados”.
A mesa “Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Imaterial / ICMS do Patrimônio Cultural” será conduzida pela diretora de Proteção e Memória, Débora Silva, e pela diretora de Promoção, Alessandra Deotti, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Já Ana Paula Mendes, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), abordará a importância da formação em conservação e restauro.
O presidente da Faop, Jefferson da Fonseca, conduzirá o painel “Junto ao bem material e imaterial, o patrimônio humano e intelectual”. O ciclo de palestras será fechado com a temática “A Fundação Clóvis Salgado e a produção Cultural Atual - Desafios da Gestão dos Espaços Públicos, Financiamento e Comunicação”, ministrada pelo presidente da instituição, Sérgio Rodrigo Reis.
O local dos workshops terá ainda amostras de queijos, cervejas artesanais, manualidades, doces e outros produtos culturais de Uberlândia. Apresentações de Congado, Grupo Balaio de Chita, Folia de Reis e Banda Municipal fecharão o ciclo de palestras.
Secult no Município
O programa Secult no Município prevê a capacitação nas áreas de Cultura e Turismo para as 13 regiões intermediárias e 42 microrregiões do estado. O objetivo é garantir que todas as cidades do estado tenham acesso às políticas públicas, possibilitando a descentralização dos investimentos e o desenvolvimento econômico com equidade.
As ações incluem cursos com trabalhadores da Cultura e Turismo, encontros executivos com prefeitos e diretores das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). O programa é realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sebrae, Fecitur e Segov.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°