
Empresas que praticarem a exploração do trabalho infantil estarão sujeitas a uma multa de até R$ 17 mil, além de outros medidas administrativas.
A Prefeitura de Sorocaba vai multar empresas que violarem a lei.A Lei nº 12.839 foi publicada em 10 de julho no Diário Oficial do Município e que já está valendo.
O texto da lei, é claro em impor a multa contra empresas que insistirem em explorar, de qualquer forma, ou contratar, mesmo que indiretamente, o trabalho de um menorrs de 14 anos. Além da multa de R$ 17 mil, a Prefeitura poderá suspender ou até cassar o alvará de funcionamento.
A fiscalização é feita pelo Ministério Trabalho, mas a Prefeitura informou que, quando há denúncia ou constatação de trabalho infantil, o Conselho Tutelar também pode ser acionado.
Dados do último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, quase dois milhões de crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, se encontram em situação de trabalho infantil no Brasil.
As penalidades municipais, segundo a lei municipal, a multa prevista para a empresa infratora foi fixada em 500 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp) por criança encontrada trabalhando de forma irregular.
Considerando que o valor da Ufesp para 2023 foi fixado em R$ 34,26 pela Secretaria de Estado da Fazenda, o valor da multa neste ano será de R$ 17.130 por criança encontrada.
Outra medida prevista, também, a suspensão imediata do alvará de funcionamento. Caso a empresa infratora continue explorando mão de obra infantil durante o período de suspensão do alvará, que é de um ano, terá o alvará cassado por 10 anos.
Combate ao trabalho infantil foi de encontro estadual com representantes de 76 cidades da região de Sorocaba
Para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a lei municipal é considerada importante, porque reforça as penalizações pelo descumprimento das normas relacionadas com o trabalho infantil.
PROIBIÇÃO - A Constituição Federal proíbe qualquer tipo de trabalho para quem tem menos de 16 anos, com exceção para quem exerce a função de menor aprendiz a partir dos 14 anos de idade.
Segundo os direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança e todo adolescente tem que ter tempo livre para brincar e estudar.
ACOLHIMENTO - O Núcleo de Atendimento ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Napeti), da Secretaria de Cidadania de Sorocaba, é responsável pelos trabalhos de acolhimento às crianças resgatadas em situação de trabalho infantil.
Segundo a Prefeitura, o Napeti conta com apoio técnico de assistência social, que faz o diagnóstico familiar e dá continuidade aos encaminhamentos necessários. O objetivo é oferecer à família da criança a possibilidade de organização financeira e o retorno da criança à escola.
De acordo com a Prefeitura, se a família não aderir aos serviços, o governo municipal informa o Ministério Público da Infância e Juventude para que a família responda judicialmente.
O poder público tem programas de geração de emprego e renda, como o Aprendiz Municipal, no qual jovens, a partir de 14 anos, podem frequentar curso de qualificação profissional e prestar serviço para a administração pública direta.
Direitos Humanos Restos mortais de Grenaldo Silva, morto pela ditadura, são sepultados Direitos Humanos Governo de SP diz que ação policial armada em escola seguiu protocolo Pai acionou PM alegando que filha foi obrigada a desenhar orixá Direitos Humanos Plano contra trabalho infantil alerta para violações no mundo digital Documento traz diretrizes para ações públicas até 2035
Direitos Humanos Saúde cria comitê para reduzir morte materna e infantil indígena
Direitos Humanos Governo anuncia R$ 130 milhões em apoio à população em situação de rua Direitos Humanos Censo da população em situação de rua será feito em cinco capitais Levantamento estatístico inédito será realizado pelo IBGE Mín. 16° Máx. 23°