A partir do dia 1/8, acontecerá, no Palácio das Artes , em Belo Horizonte, a 5ª edição do Encontro Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Com o tema “Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável”, o encontro visa promover um espaço para troca de experiências de trabalho entre os participantes, tendo como foco o planejamento para este segundo semestre.

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).
Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de debater sobre ações de estruturação, qualificação e profissionalização dos setores da cultura e do turismo. O evento ainda servirá para qualificar os gestores municipais para acessar as políticas públicas de Minas Gerais, contribuindo para a descentralização dos recursos das áreas cultural e turística.
Inscrições
O 5º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais acontecerá no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, de 1 a 3/8. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma Sympla .
São oferecidas 18 atividades, entre palestras, painéis e atrações culturais. É necessário retirar ingresso para cada uma delas, limitado a um bilhete por pessoa.
Programação
As atividades do Encontro Estadual de Gestores baseiam-se nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais. No dia 1/8, toda a programação ocorrerá no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Às 14h, logo após o credenciamento, acontecerá a Cerimônia de Abertura Oficial do evento, com apresentação do ator, cantor e apresentador Saulo Laranjeira.
Logo após, às 15h30, será realizada a palestra magna com o tema do encontro – Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável. Quem ministrará a palestra é o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a secretária adjunta da pasta, Milena Pedrosa. O primeiro dia do encontro ainda contará com um painel sobre os editais da Cemig, a apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, pertencente à Fundação Clóvis Salgado, e a cerimônia de certificação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).
No dia 2/8, a primeira palestra, às 9h, abordará o papel transformador das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. A conferência contará com a presença do secretário Leônidas Oliveira, da secretária adjunta, Milena Pedrosa, dos subsecretários de Cultura, Igor Arci, e de Turismo, Sérgio de Paula, e representante do Ministério da Cultura. Os subsecretários participarão ainda da palestra sobre Cultura e Turismo Sustentável e da roda de conversa sobre os novos programas Minas Criativa e Mais Turistas.
Está prevista, a partir das 16h30, a roda de conversa “Políticas culturais para povos tradicionais e povos originário” com Makota Celia Gonçalves, membro do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, e Daru Tikuna, representante dos povos indígenas no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG), mediada por Debora Raiza, Diretora de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais .
O segundo dia do encontro também terá atividades na sala Juvenal Dias, Teatro João Ceschiatti, Cine Humberto Mauro e no Foyer do Grande Teatro Cemig. Serão seis palestras e rodas de conversa apenas no dia, com pelo menos 14 palestrantes, além das apresentações culturais.
No dia 3/8 acontecerão oito atividades durante o evento. O Grande teatro Cemig servirá de palco para as explanações sobre “Atração de investimento em turismo” e “Salvaguarda e Promoção da Cozinha Mineira”. A Sala Juvenal Dias contará com o workshop “Princípios Básicos para a Construção de um Projeto” e a roda de conversa “Transversalidade entre educação, cultura e turismo”.
No Teatro João Ceschiatti, acontecerão as mesas-redondas “Empreendedoras no Turismo: Mulheres impulsionando negócios e transformando destinos” e “Liderança Transformadora: Gestão da Mulher na Administração Pública”. O Cine Humberto Mauro sediará a palestra “A importância da Faop e da Fundação Clóvis Salgado na disseminação da cultura em Minas” e o Fórum setorial de Equipamentos Culturais.
Confira a programação completa aqui.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°