Domingo, 14 de Julho de 2024
16°

Tempo nublado

Sorocaba, SP

Brasil CIDADE SUSTENTÁVEL

Sorocaba é a primeira cidade do Estado e a segunda do Brasil em sustentabilidade

Atualmente, há 292 cidades signatárias ao Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) no país. De acordo com a prefeitura, levando em conta todas elas, inclusive as capitais, Sorocaba foi a 17ª melhor do estado e a 25ª no Brasil.

15/08/2023 às 11h49 Atualizada em 15/08/2023 às 12h21
Por: Redação Sorocaba Fonte: Jair Viana
Compartilhe:
Sorocaba se destaca no Brasil entre as cidades sustentáveis/Foro:Arquivo/BOM DIA
Sorocaba se destaca no Brasil entre as cidades sustentáveis/Foro:Arquivo/BOM DIA

O município de Sorocaba foi eleito o primeiro do estado de São Paulo e o segundo do Brasil no ranking nacional de Cidades Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários com população entre 501 mil e 1 milhão de habitante. As informações são do g1, confirmadas pelo BOM DIA.

 

 

A Prefeitura,  informou que o resultado tem como base principalmente o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), entre outros indicadores.

 

 

Sorocaba ficou atrás apenas do município de Londrina (PR), e ficou à frente de cidades como Santo André (SP), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL) e Teresina (PI).

 

 

Atualmente, há 292 cidades signatárias ao Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) no país. De acordo com a prefeitura, levando em conta todas elas, inclusive as capitais, Sorocaba foi a 17ª melhor do estado e a 25ª no Brasil.

 

 

Uma cidade signatária é aquela responsável por apresentar planos de metas, que significam instrumentos de planejamento e gestão, além de auxiliar a administração pública a definir as prioridades do governo, objetivos, prazos e compromissos do poder público; base de dados e boas práticas, tais como exemplos de políticas públicas que produziram resultados concretos e que servem de inspiração para outras cidades.

 

 

O CÁLCULO - Segundo a prefeitura, o Programa de Cidades Sustentáveis utilizou o maior número de indicadores de quatro áreas. São elas:Saúde e bem-estar; Educação de qualidade;Redução das desigualdades;Cidades e comunidades sustentáveis.

 

 

Além disso, outros indicadores nas áreas de energia acessível e limpa, indústria, inovação e infraestrutura, vida na água e parcerias e meio de implementação foram considerados.

 

 

O QUE É - O Programa Cidades Sustentáveis é uma agenda de sustentabilidade urbana, que incorpora as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural ao planejamento municipal. O programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorocaba, SP Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 24°

Seg 23°C 14°C
Ter 24°C 13°C
Qua 25°C 13°C
Qui 26°C 15°C
Sex 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes