
A Caravana Federativa, evento que reuniu representantes de diversos órgãos federais para atender agentes públicos do Tocantins, encerrou nessa sexta-feira, 10, e contou com uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado do Turismo durante os dois dias de trabalho.
Durante as atividades da agenda federativa, em Palmas, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes de organizações da sociedade civil tiveram a oportunidade de interagir diretamente com representantes de ministérios e autarquias, recebendo atendimento personalizado e esclarecendo dúvidas.
O evento também oportunizou agentes públicos a identificarem formas de aprimorar os serviços oferecidos nos municípios e também estabelecerem um diálogo mais direto e eficaz com o governo federal.
Na cerimônia de abertura, a superintendente do Turismo, Fernanda Tainã Castro, representou o secretário Hercy Filho, destacando a importância do evento para a promoção da cooperação e do desenvolvimento regional em vários segmentos e, principalmente, para o turismo.
Diálogos Estratégicos
O secretário do Turismo, Hercy Filho, ressaltou a importância do diálogo aberto durante as conversas que teve no Ministério da Igualdade Racial, com a secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e a diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo. “Essa é uma oportunidade para discutir questões que são fundamentais e impactam diretamente o turismo de base comunitária, um eixo potente e primordial para o turismo do Tocantins no que tange a geração de renda”.
Na sala do Ministério do Turismo (Mtur), onde o atendimento contou com o apoio da Setur, por meio da Gerência de Produtos Turísticos, o gestor do turismo do Tocantins avaliou que a presença do Ministério do Turismo no Estado contribuirá para alavancar os projetos que envolvem o trade do turismo, considerando as importantes atividades realizadas como, por exemplo, a captação de emendas para o segmento. “Fico muito feliz em ver o turismo presente nessa caravana. Isso é importante porque o turismo é uma das molas propulsoras desse país por ser uma indústria limpa e sustentável. Tenho certeza que o Tocantins será proeminente no Brasil por meio do turismo que temos aqui. Vir conhecer as demandas dos gestores municipais e estaduais mais de perto foi um facilitador para a resolução das nossas demandas e essa iniciativa do governo federal, em parceria com o governo do Tocantins, fará com que os nossos projetos se tornem realidade com menor prazo”, comemorou.
A coordenadora da Assessoria Parlamentar do Gabinete do Ministro do Turismo, Thaís Medeiros, agradeceu a parceria da Setur, destacando o apoio do secretário Hercy Filho no desempenho das atividades, e falou da importância desse atendimento voltado para o Tocantins, que resultou em captação de recursos por meio de emendas parlamentar.
“Conseguimos atender muitos prefeitos e secretários municipais de turismo, destravamos convênios, reestabelecemos conversas, e ainda fizemos uma escuta qualificada das necessidades desses municípios para desenvolver atividade turística local. Ainda nesse período, conseguimos captar emendas de parlamentar federal para o Tocantins e, dessa forma, vamos gerar emprego e renda para a população”.
Dentre os atendimentos no Mtur, o prefeito de Dianópolis, José Salomão, comemorou a liberação de recursos para a revitalização da principal praça da cidade. “É uma obra que já tem convênio com o Ministério do Turismo e nós viemos aqui cobrar e fomos atendidos. Temos outras demandas também, como o projeto Manoel Alves, que tem um potencial turístico muito grande e que está em fase de desenvolvimento”, comentou.
Encerramento
“O Tocantins está de parabéns pelo envolvimento dos prefeitos e de todo o governo. É a maior caravana até agora, de maior participação e envolvimento. O governo federal quer rodar o país, os municípios, para que possamos ajudar. Os recursos são para virar obra e programa social. E é isso que queremos, sair do gabinete e fazer os atendimentos aqui”, frisou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante cerimônia de encerramento.
O vice-governador Laurez Moreira parabenizou a iniciativa do governo federal com a Caravana Federativa e destacou o empenho do Governo do Tocantins por abraçar o projeto que fará com que o Estado apresente mais e melhores resultados além do que já vem sendo feito. “Queremos transformar esse Estado em um grande polo e exemplo de desenvolvimento. Temos dado exemplo de crescimento. Somos o maior exportador de grãos do norte do país. Somos o quarto Estado que a caravana visita, estamos muito felizes e orgulhosos por isso”, finalizou o vice-governador Laurez Moreira que representou o governador Wanderlei Barbosa.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°