
A tradicional procissão pelo centro da cidade, seguida de uma missa campal, na praça Desembargador Montenegro, encerraram, na tarde do último domingo (7), o novenário de São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros. A festa movimentou o turismo religioso na região, com a participação de fiéis de municípios vizinhos.
Presente no evento, o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, destacou os atrativos da Costa dos Coqueiros, que vão além das belas praias. “Rica em belezas naturais, a região abriga também manifestações importantes do turismo religioso católico, como a devoção à Nossa Senhora das Candeias, no município de mesmo nome; o projeto Cidade Santa, em Dias D’Ávila; e essa linda Festa de São Thomaz de Cantuária, uma tradição muito forte de Camaçari, que atrai moradores de outras localidades”, pontuou.
“Além do aspecto religioso, há também o histórico e cultural, porque a cidade nasceu em torno dessa devoção. O potencial turístico é grande, porque no território da diocese temos muitas igrejas, um vasto patrimônio e belezas arquitetônicas”, completou dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo da Diocese de Camaçari.
Turismo responsável
Ainda em Camaçari, na manhã de domingo, a praia de Jauá recebeu o projeto ‘Verão de Todos & Para Todos’, com ações de conscientização ambiental e recreativas. Voluntários retiraram lixo da areia, com o apoio da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopmarc), e distribuíram sacolas para resíduos entre os banhistas. No local, foi instalada uma estação de coleta seletiva.
“Conversamos com barraqueiros, donos de restaurantes e banhistas sobre a importância da limpeza e conservação das praias, estimulando que as pessoas recolham o seu próprio lixo e façam o descarte correto. A ideia é multiplicar essa consciência do cuidado com o meio ambiente, para promover o turismo responsável”, explicou Manuelina Ferreira, da Soberana Eventos, responsável pela iniciativa, com o incentivo da Setur-BA.
A professora universitária Simone Brandão, 53 anos, que veio do Rio de Janeiro para curtir o verão na Bahia, aprovou a ação. “É a segunda vez que visito Jauá, um local muito agradável, com mar tranquilo, bom para o banho e perto de Salvador. Gostei de ver essa mobilização para manter a praia limpa”. O projeto terá continuidade na Orla de Camaçari, nos próximos domingos de janeiro, nas praias de Arembepe, Barra do Jacuípe e Guarajuba.
Fonte: Ascom/Setur
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 16° Máx. 23°