
O governador Romeu Zema e os secretário de Estado Leônidas Oliveira ( Cultura e Turismo (Secult) e Bárbara Botega (adj. de Comunicação Social) acompanharam, nesta terça-feira (23/1), a apresentação da bateria do bloco Leão da Lagoinha, o primeiro fundado em Belo Horizonte, em 1947. O encontro foi realizado no Centro Cultural Nosso Grito, no bairro Santo André, na capital.
Na oportunidade, o presidente do Bloco Leão da Lagoinha, Jairo Nascimento Moreira, agradeceu o apoio do Governo de Minas ao Carnaval de BH. “É a primeira vez, em mais de 70 anos, que um governador visita nossa comunidade. O último foi Juscelino Kubitschek. Fico muito grato. O investimento do governo garante mais geração de empregos", ressaltou Moreira, destacando também que as ações desta gestão estão revolucionando a cultura no estado.
No carnaval de 2023 e também agora em 2024, o Leão da Lagoinha foi contemplado nos editais organizados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para fomentar o trabalho dos artistas. Além disso, a Cemig, em parceria com o Governo de Minas, lançou o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, um incentivo de R$ 5 milhões para projetos artísticos com temática carnavalesca também aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A medida atende às demandas de agentes culturais de todo o estado e representa uma importante ação de descentralização de recursos para a folia em Minas. A importância da valorização dos realizadores e da estruturação do Carnaval foi ressaltada pelo governador Romeu Zema, que confirmou a continuidade de apoio nos anos seguintes.
“Em 2023, tivemos a maior festividade natalina em Belo Horizonte e também a maior festa de passagem de ano. Vamos ter, em 2024, um Carnaval inesquecível, o maior de todos os tempos. A festa engrandece o nosso espírito, coloca nossa moral pra cima, cria empregos, divulga nosso estado, atrai turistas, movimenta a economia criativa. O Governo do Estado dará total apoio, não somente neste ano, como nos próximos também”, ressaltou.
Carnaval da Liberdade
Neste ano, pela primeira vez, o Carnaval de Belo Horizonte também terá um sistema de sonorização, que possibilitará a qualificação da experiência tanto para os artistas quanto para o público durante a folia. A iniciativa é do Governo de Minas e conta com o investimento de R$ 4,5 milhões, por meio do patrocínio da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O secretário Leônidas Oliveira também destacou a relevância do fomento aos artistas que movimentam a cena e impulsionam o Carnaval no estado. “Eu e o governador fizemos um compromisso com os blocos de tornar o carnaval em uma política de Estado. Já estamos cumprindo. Essa é a segunda vez na história que o Governo de Minas Gerais apoia a festa. O Carnaval é turismo que gera emprego, renda, e que gera algo importantíssimo, a felicidade”, pontuou.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 16° Máx. 23°