
Pessoas acima de 60 anos de idade de 346 municípios terão a oportunidade de viajar e conhecer outros locais do Paraná de forma gratuita nos próximos meses. Essa é a proposta do projeto Viaja + 60, iniciativa que faz parte do programa Paraná + Viagem, que já virou lei. As diretrizes para o funcionamento do Viaja + 60 foram explicadas aos gestores nesta semana pelas secretarias do Turismo e Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
Nesta primeira fase foram repassados R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual da Pessoa Idosa para os municípios que tinham atestado de regularidade no Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa incentivarem a atividade turística local. Os recursos devem ser usados na contratação de transporte, pagamento de hospedagem, guias turísticos e demais atividades relativas à organização das viagens, sempre adequadas e acessíveis ao público-alvo. Os municípios podem aportar recursos próprios para complementar as viagens, quando necessário.
As prefeituras que já demonstraram interesse devem organizar viagens para pessoas idosas (acima de 60 anos) e informar o roteiro e detalhes às secretarias estaduais envolvidas. O Plano de Trabalho deve especificar as informações para a identificação da atividade contemplada, tais como: município de origem, município ou localidade de destino, objetivo da viagem, roteiro detalhado e perfil do público atendido.
As viagens devem buscar um enfoque social, desportivo, pedagógico, técnico, cultural e/ou ambiental dentro das 19 Regiões Turísticas do Paraná, contribuindo para a valorização de destinos e atrações turísticas emergentes que possuem baixa ou média demanda turística. Elas podem ter formatos diversos como: Interregional (viagens de até 4 dias entre regiões turísticas); Regional (viagens de até 3 dias dentro das regiões turísticas); ou Local e Microrregional (viagens de 1 a 2 dias dentro das regiões turísticas).
“Pessoas com mais de 60 anos de idade de 346 municípios terão a oportunidade de viajar e conhecer outros locais do Paraná. Essa é a proposta do projeto Viaja + 60”, afirmou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. "Acreditamos que em 60 dias estaremos com um número significativo de roteiros em execução, considerando que os primeiros meses do ano envolvem a organização administrativa".
O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, lembra que o Viaja + 60 contribuí para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população e, ao mesmo tempo, aquece a indústria turística estadual. “Muitos idosos desistem de viajar devido à falta de inclusão nos roteiros tradicionais. Com essa iniciativa, vamos mostrar que é possível conhecer vários pontos turísticos do Paraná com segurança, qualidade e o devido cuidado que a pessoa idosa merece, fortalecendo nossos destinos regionais”, comentou.
As informações detalhadas sobre o programa estão no Caderno Orientativo entregue aos municípios.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 16° Máx. 23°