
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) divulgou nesta quinta-feira, 21, no site do órgão, o resultado da pesquisa sobre o perfil do turista durante o período de Carnaval. O levantamento, feito pela Gerência de Pesquisas e Informações, foi realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro e abrangeu cinco municípios do Tocantins, sendo: Arraias, Aurora, Dianópolis, Gurupi e Mateiros. Ao todo, foram realizadas mais de 740 entrevistas.
Em Dianópolis, por exemplo, onde acontece um dos carnavais mais tradicionais do Tocantins, o maior número de visitantes é do próprio Estado, o que corresponde a 63% do total. Como esperado todos os anos, o município se destaca por receber foliões de várias cidades para aproveitar a recheada programação duranteos dias de festa. Além dos tocantinenses, visitantes de outros estados e até mesmo estrangeiros, como portugueses e espanhóis, aproveitaram o feriado para se divertir ou descansar no Tocantins.
A maioria dos turistas que visitaram o Tocantins, durante esse período, vieram de estados, a exemplo de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais e do Distrito Federal. O município que mais recebeu visitantes de fora foi Mateiros, com 28% dos turistas vindos de São Paulo, sendo que 67% do público foi de mulheres. A maioria do público que visitou a cidade tem entre 26 e 38 anos.
O fluxo de turistas em Mateiros se dá por conta de uma região já bem conhecida dos tocantinenses e tem se destacado cada vez mais no Brasil e no exterior: o Jalapão. Segundo dados do Ministério do Turismo, o Jalapão está entre os destinos turísticos que os brasileiros possuem maior interesse em visitar. Além disso, o Tocantins é um dos destinos mais procurados do país pelos turistas, segundo pesquisa da Fecomércio (SP), divulgada em outubro de 2023.
O desejo dos brasileiros pelo Jalapão é evidenciado com o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto de Palmas, que registrou recorde de movimentação em 2023. De acordo com a administradora do aeroporto, CCR Aeroportos, o aeroporto de Palmas vem registrando um aumento significativo na movimentação de passageiros. Em 2023, o aeroporto recebeu mais de 700 mil visitantes, o que representa um crescimento de mais de 14% em relação ao ano anterior.
De acordo com o secretário da Setur, Hercy Filho, os indicadores são de fundamental importância para a elaboração de políticas públicas para o setor de turismo. “Com foco no desenvolvimento econômico e social, o governador Wanderlei Barbosa valoriza o turismo tocantinense e se empenha em promover o Estado em âmbitos nacional e internacional, a fim de atrair investimentos e a geração de emprego e renda”, ressaltou.
A pesquisa completapode ser acessadaAQUI.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 16° Máx. 23°