
Após quatro anos sem ser realizada, a Regata Salvador-Mutá retornou ao calendário do turismo náutico do estado, no último sábado (27), com a participação de 350 velejadores da Bahia, Sergipe, São Paulo e Paraná. Eles fizeram o trajeto de 45 quilômetros pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, incluindo passeios turísticos pela região, antes e após a competição.
A Marina da Penha, na Ribeira, serviu de base de apoio para a prova, com saída da capital nas proximidades da Ilha de Maré. A chegada foi no atracadouro de Mutá, em Jaguaripe, com manifestações culturais da localidade durante a premiação. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que construiu os equipamentos náuticos, também patrocinou o evento, como parte das ações de incentivo ao segmento.
“Todos estavam com saudade da regata, que não era realizada desde 2019. Voltamos num momento em que a Baía de Todos-os-Santos possui equipamentos modernos para as embarcações, oferecendo conforto e segurança aos velejadores, além de fortalecer o calendário de eventos do turismo náutico, que tem recebido apoio do Governo do Estado”, destacou o organizador da competição, Marcelo Fróes.
Em Mutá, atletas e acompanhantes tiveram receptivo do Hotel Fazenda Recanto, onde eles fizeram pernoite. “Foi um prazer contribuir para o sucesso da regata, que não pode deixar de acontecer, vendo o belo píer de Mutá movimentar o turismo. Estaremos sempre prontos para acolher os visitantes”, declarou a proprietária do hotel, Tânia Andrade.
“Fomos bem recebidos e surpreendidos pela infraestrutura. O atracadouro é bem instalado, oferece comodidade e segurança no desembarque e eleva a experiência náutica a um novo patamar”, elogiou o velejador Alexandre Caldeira, de Sergipe.
Apoio a outros segmentos
Outros eventos movimentaram o turismo baiano, de sexta-feira (26) a domingo (28), com o apoio da Setur-BA. Nos Caminhos do Sertão, a 23ª Feira Agropecuária de Irecê recebeu quase 30 mil visitantes, com R$ 50 milhões em negócios. Nos Caminhos do Sudoeste, aconteceu a 18ª Vaquejada de Iuiu, que atraiu centenas de moradores de cidades vizinhas. No mesmo período, houve o “Balanço do Recôncavo”, no Espaço Hansen Bahia, em Cachoeira, com oficinas de maculelê e capoeira; o Seminário Trânsito e Vida, no Teatro Municipal de Ilhéus, na Costa do Cacau; e o encontro feminino “Empodere-se na Segurança Pública” e a Caminhada Cultural Contra Intolerância Religiosa, em Salvador.
Fonte: Ascom/Setur-BA
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 16° Máx. 23°