Domingo, 14 de Julho de 2024
16°

Tempo nublado

Sorocaba, SP

Cultura São Paulo

Virada Cultural: veja como será o esquema de transporte e segurança

Medidas do governo de SP são para facilitar a chegada e levar mais segurança a quem pretende aproveitar atrações culturais no fim de semana O post ...

17/05/2024 às 14h37
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom SP
Compartilhe:

Neste fim de semana, será realizada na cidade de São Paulo a Virada Cultural. Por isso, o governo de São Paulo preparou um esquema especial de segurança e de transporte público para que o público tenha maior comodidade de acesso aos locais e se sinta mais seguro para curtir as atrações culturais pela capital.

LEIA TAMBÉM: Virada Cultural: confira a operação especial dos Transportes Metropolitanos de SP

Operação no transporte público

>As linhas funcionarão de maneira ininterrupta para facilitar o trajeto dos passageiros
>As linhas funcionarão de maneira ininterrupta para facilitar o trajeto dos passageiros

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão operação especial para atender ao público da Virada Cultural 2024. As linhas sobre trilhos funcionarão de maneira ininterrupta para facilitar o trajeto dos passageiros que pretendem curtir as atrações culturais.

Trilhos

De sábado (18) para domingo (19), as linhas da CPTM irão operar ininterruptamente durante a madrugada. Entre meia-noite e 4h da manhã, as estações estarão fechadas para embarque e apenas os passageiros que chegarem à CPTM por meio de integração com o Metrô poderão embarcar. Os intervalos médios entre os trens serão de 30 minutos nas cinco linhas da companhia neste horário especial. Serão disponibilizados trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados se necessário.

Já no Metrô, a operação das quatro linhas será ininterrupta durante a madrugada do sábado (18) para o domingo (19). As estações São Bento e Anhangabaú ficarão abertas para embarque e desembarque e todas as demais estações abertas para desembarque. Na estação Anhangabaú, o embarque será feito pelo acesso Formosa e, na estação São Bento, o público poderá embarcar pelo acesso do Vale. Os demais acessos destas estações ficarão fechados. A operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e se houver necessidade, haverá aumento na frota.

Linhas intermunicipais

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU que operam nas regiões do Butantã e Heliópolis terão mudanças de itinerário durante a Virada Cultural.

A partir das 22h da sexta-feira (17) até a madrugada de segunda-feira (20), as linhas 033, 068, 079, 191, 241, 300, 511 e 841 irão utilizar o Corredor Francisco Morato. Na região de Heliópolis, os serviços 008, 063, 063EX1, 158, 160, 493 e 493DV1 terão desvio de itinerário, no sentido ABC, a partir das 17h da sexta (17) até a madrugada de segunda-feira (20). Agentes da EMTU vão monitorar a operação e orientar os passageiros.

LEIA TAMBÉM: Virada Cultural: esquema de segurança tem ‘monitoramento’ de redes para prevenir crimes

Esquema de segurança

>haverá reforço policial em 12 regiões da capital
>haverá reforço policial em 12 regiões da capital

As forças de segurança de São Paulo montaram um megaesquema de segurança para garantir a realização da Virada Cultural de São Paulo durante o fim de semana . A estratégia inclui ferramentas de tecnologia para monitorar as redes sociais e prevenir a prática de crimes previamente combinados.

Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está empenhada em vigiar os fóruns e grupos abertos de discussões nas redes sociais para identificar previamente grupos que possam praticar intolerância racial, religiosa, sexual, entre outras. Policiais à paisana também estarão misturados no meio do público em diversos pontos.

A diretora do DHPP, Ivalda Aleixo, afirma que a 2ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e de Delitos de Intolerância (Decradi) estará presente tanto nos locais de shows, como virtualmente, para identificar qualquer planejamento de ação de intolerância. “Estaremos de prontidão”, pontua.

Mais policiais para garantir a segurança durantes os shows

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Para o evento, os agentes da Polícia Civil vão reforçar as delegacias de plantão. Além disso, haverá reforço no efetivo da Polícia Militar no entorno dos 22 palcos distribuídos nas 12 regiões da capital paulista onde há previsão de shows.

Drones, câmeras e outras ferramentas de inteligência policial também serão utilizados durante a festa. Da Polícia Militar, serão cerca de 600 policiais dos comandos de Policiamento da Capital (CPC), de Policiamento de Choque (CPChq), do Corpo de Bombeiros (CCB), da Aviação (CAv) e do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Mais de 200 viaturas também serão empenhadas para garantir a segurança do público que vai aproveitar as apresentações.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorocaba, SP Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 24°

Seg 23°C 14°C
Ter 24°C 13°C
Qua 25°C 13°C
Qui 26°C 15°C
Sex 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes