Quinta, 25 de Julho de 2024
18°

Tempo limpo

Sorocaba, SP

Cultura São Paulo

Universidades paulistas oferecem museus e exposições culturais gratuitos

Com diferentes segmentos, USP, Unesp e Unicamp contam com um grande acervo aberto ao público O post Universidades paulistas oferecem museus e expos...

25/05/2024 às 09h50
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Museu da Educação e do Brinquedo
Museu da Educação e do Brinquedo

Visitar museus é uma atividade essencial para ampliar o repertório cultural e enriquecer a compreensão do mundo. Ao entrar em contato com obras de arte, artefatos históricos e diferentes expressões culturais, há a oportunidade de expandir os horizontes, aprender sobre civilizações passadas e apreciar a diversidade que caracteriza a humanidade.

Além de estimular a curiosidade e a criatividade, a visitação de museus contribui para desenvolver um olhar mais crítico e sensível diante das manifestações artísticas e da riqueza do patrimônio cultural da humanidade. Essa experiência é fundamental para tornar os cidadãos mais conscientes, tolerantes e engajados na preservação da memória e da identidade dos diferentes povos.

Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Em 2024, o assunto é: Museus, Educação e Pesquisa, que destaca o papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas que promovem a descoberta e a compreensão cultural.

E para falar nesse assunto tão importante, as universidades paulistas Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, contam com museus que trazem conhecimento da história de diferentes categorias e são abertos ao público.

Os espaços tratam de assuntos diversos como zoologia, ciências, artes visuais e informática. Temas que trazem conhecimento não só para os universitários, mas para a população como um todo. Disseminar aprendizados como esses colaboram muito para a construção da sociedade e enriquecem a percepção cultural das pessoas.

Conheça abaixo mais informações sobre os museus:

USP

Museu de Zoologia

>Museu de Zoologia da USP
>Museu de Zoologia da USP

Detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, o Museu de Zoologia da USP, começou sua história em meados de 1890. As coleções do Museu de Zoologia se originaram no século XIX e estiveram abrigadas no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) até a década de 1940 quando foram transferidas para sua nova sede, localizada na Avenida Nazaré, 481.

O museu tem cerca de 11 milhões de exemplares em suas coleções estruturadas para a pesquisa em biodiversidade e acessível para consulentes especializados e parte do acervo está exposta nas suas galerias. Além disso, conta com uma vasta programação de atividades para o público que vai de conversas com biólogos, oficinas diversas, atividades de ilustração científica, palestras, visitas agendadas para grupos acima de 10 pessoas, visitas aos bastidores, empréstimo de material para as escolas, etc.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:terça a domingo, das 10h às 16h30
Endereço:Avenida Nazaré, 481
Site: https://mz.usp.br/pt/pagina-inicial

Museu da Educação e do Brinquedo

>Museu da Educação e do Brinquedo
>Museu da Educação e do Brinquedo

O Museu da Educação e do Brinquedo/MEB foi criado em 1999 pela professora Tizuko Morchida Kishimoto, especialista em educação infantil e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP.

Além de possuir um acervo único de interesse histórico relacionado ao tema dos brinquedos e brincadeiras, tem o papel de oferecer oportunidades de aprendizagem e entretenimento a variados públicos, por meio de seu acervo e ações educativas.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:O espaço comporta 15 alunos por período e a visita pode ser agendada pelo e-mail [email protected]
Endereço:Av. da Universidade, 308 — Bloco B, Sala 49
Site: http://meb.fe.usp.br/

Museu de Anatomia Humana

>Museu de Anatomia Humana
>Museu de Anatomia Humana

O acervo do Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero (MAH) foi gradativamente formado a partir da metade de um esqueleto desarticulado, acrescido de uma pequena coleção de peças humanas para demonstração, quando do início das atividades do Professor Bovero em 1914, como docente da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Além de peças anatômicas dos diversos sistemas do corpo humano, o MAH conta também com uma coleção de crânios identificados, utilizados em pesquisas relacionadas a diferentes áreas como antropologia, odontologia e medicina legal.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:terça a sexta-feira, das 13h às 16h
Endereço:Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415 – Butantã
Site: https://museu.icb.usp.br

Museu de Anatomia Veterinária

>Museu de Anatomia Veterinária
>Museu de Anatomia Veterinária

Com mais de 11 mil visitantes em 2023, o espaço conta com exemplares de mamíferos, havendo, entre estes, representantes aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, eqüídeos, bovídeos, suídeos e primatas, incluindo a espécie humana. Além disso, há modelos didáticos para ensino de anatomia.

O MAV oferece oito roteiros de visitas educativas dentro da exposição Dimensões do Corpo: da Anatomia à Microscopia. São recortes temáticos elaborados a partir do estudo das potencialidades educativas do Museu junto aos Parâmetros Curriculares Nacionais, em seus diferentes níveis de escolaridade.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h
Endereço:Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
Site: https://mav.fmvz.usp.br/

Museu de Arqueologia e Etnologia

>Museu de Arqueologia e Etnologia
>Museu de Arqueologia e Etnologia

O Museu de Arqueologia e Etnologia é um museu universitário que possui um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. Os acervos do MAE são representativos do Brasil Indígena (do período pré-colonial às sociedades contemporâneas), da América pré-conquista, das influências Africanas e Afro-Brasileiras e da Antiguidade Clássica Mediterrânica e do Oriente Médio. Essas coleções arqueológicas e etnológicas permitem o tratamento de questões que transitam entre as explicações universais relativas à condição humana e os enfoques singulares sobre os indivíduos e as sociedades referentes às formas de subsistência, de celebração e de expressão artística.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Endereço:Av. Prof. Almeida Prado, 1.466
Site: https://mae.usp.br/

Museu de Arte Contemporânea

>Museu de Arte Contemporânea
>Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961. De posse desse rico acervo composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX, o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:terça a domingo, das 10h às 21h
Endereço:Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301
Site: http://www.mac.usp.br/mac/

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”

>Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”
>Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”

Criado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” é administrado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola, que tem como finalidade: preservar a memória da ESALQ, bem como do seu idealizador Luiz Vicente de Souza Queiroz; promover exposições permanentes, temporárias e itinerantes, bem como projetos educativos que estimulem a reflexão científica, cultural e social.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Endereço:Av. Pádua Dias, nº 11 – Piracicaba/SP
Site: https://www.esalq.usp.br/svcex/

Museu do Ipiranga

>Museu do Ipiranga
>Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo.

O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1895, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.

Foi assim que as histórias do museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

Serviço |O acesso é gratuito às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo (25 de janeiro) e da Independência (7 de setembro). Consulte a disponibilidade de ingressos no site.
Funcionamento:De terça a domingo, das 10h às 17h. Última entrada: 16h
Endereço:Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga – São Paulo/SP
Site: https://museudoipiranga.org.br/

Unesp

Museu e Centro de Memória Unesp Jaboticabal

>Museu e Centro de Memória Unesp Jaboticabal
>Museu e Centro de Memória Unesp Jaboticabal

Desde 2017, o espaço conta com mais de 25 mil peças que estão em processo de inventário no momento. O espaço fala principalmente sobre a compreensão e valorização do desenvolvimento das ciências agrárias e suas tecnologias no interior paulista, com impacto significativo na qualidade de vida global. Refletindo quase 60 anos de tradição, o museu destaca princípios fundamentais como ética e integridade, essenciais para o desenvolvimento sustentável. Este compromisso também reforça nosso alinhamento com as metas globais, promovendo práticas que sustentam não apenas o meio ambiente, mas também sociedades mais justas e econômicas resilientes.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Endereço:Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/nº – Jaboticabal / SP
Site: https://www.fcav.unesp.br/#!/museu

Unicamp

Museu Exploratório de Ciências

>Museu Exploratório de Ciências
>Museu Exploratório de Ciências

Existente desde 2007, o Museu Exploratório de Ciências é uma entidade educativa, de difusão e de disseminação científica, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Unicamp.

O museu oferece programações semanais e mensais de oficinas, presenciais e online, abertas ao público e para grupos fechados de escolas, via agendamento.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:O espaço funciona, diariamente, das 8h às 19h. Agendamento para as visitas é feito pelo site
Endereço:Av. Alan Turing, 1.500 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Site: https://www.mc.unicamp.br/

Museu de Diversidade Biológica (MDBio)

>Museu de Diversidade Biológica
>Museu de Diversidade Biológica

Desde 2021, o Museu de Diversidade Biológica (MDBio) abriga o antigo Museu de Zoologia da Unicamp (ZUEC) e o antigo Herbário da Unicamp (UEC). O acervo do museu data dos anos 1970, já que abriga as coleções zoológicas e botânicas que antigamente faziam parte do ZUEC e UEC. O acervo zoológico teve início no começo da década de 1990.

O Museu de Diversidade Biológica (MDBio) – áreas Zoologia e Botânica é um museu universitário que abriga principalmente coleções biológicas científicas (destinadas à pesquisa). São cerca de 1 milhão de espécimes animais tombados e mais de 200 mil exsicatas. Além das coleções científicas, o MDBio abriga um acervo expositivo com cerca de 150 exemplares e uma coleção para empréstimo didático com aproximadamente 500 lotes/animais (empréstimos para escolas, feiras de ciências, etc).

Além disso, o museu inclui uma coleção audiovisual, iniciada a partir da incorporação da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), considerada a maior da América Latina e a 4ª maior do mundo neste tipo de acervo. São quase 60 mil gravações depositadas de cerca de 1.500 espécies gravadas ao longo de expedições realizadas em todos os biomas brasileiros e alguns países vizinhos.

Serviço | Gratuito
Funcionamento:O museu conta com visitas agendadas para escolas pelo site às segundas e terças-feiras. Já o público geral pode visitá-lo na 2ª quinta-feira de cada mês, das 14h às 16h, e toda 4ª quinta-feira de cada mês, das 9h às 11h
Endereço:prédio laranja – R. Monteiro Lobato, 255 – Bloco A3 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Site: https://www.ib.unicamp.br/mdbio

Museu de Informática da Unicamp (CCUEC)

>Museu de Informática da Unicamp
>Museu de Informática da Unicamp

Inaugurado oficialmente em 2017, o Museu de Informática da Unicamp está instalado atualmente no piso térreo do prédio da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação – Detic, no campus da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Rua Saturnino de Brito, 45 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas/SP.

O seu acervo é estimado em mais de 80 itens e é composto na maior parte por equipamentos e acessórios preservados que foram utilizados na Unicamp, fornecendo um importante registro das tecnologias adotadas pela Universidade ao longo dos anos.

O museu fica aberto ao público às quartas-feiras, das 12h até as 14h (exceto em períodos de recesso da universidade e em feriados). Também são realizadas visitas monitoradas para grupos, com no mínimo 10 pessoas e no máximo 20 pessoas, que podem ser agendadas no site com pelo menos 10 dias de antecedência da data desejada e estarão sujeitos à análise e confirmação.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorocaba, SP Atualizado às 09h06 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 26°

Sex 27°C 15°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 25°C 15°C
Ter 14°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes