
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com Instituto Baleia Jubarte, lança o Selo do Programa Avistamento Responsável, como forma de estimular as melhores práticas sustentáveis de avistamento de baleias e outros cetáceos, voltado aos profissionais que atuam no segmento náutico da região. A SETUR tem trabalhado intensamente neste novo produto turístico, que tem atraído um número crescente de visitantes para a cidade durante a temporada de passagem das baleias jubarte pelo canal de São Sebastião, que ocorre nos meses de maio a agosto. A temporada de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião e a expectativa para este ano é grande. As baleias migram anualmente para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas, ideais para acasalamento e nascimento dos filhotes. Integrando o programa, a SETUR desenvolveu o Selo Avistamento Responsável, que é um reconhecimento para os profissionais do turismo de avistamento que participam de capacitações e oficinas de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Após a conclusão da formação, os participantes poderão usar o selo em seus materiais de divulgação. A oficina ocorrerá no dia 3 de junho e para saber mais, acesse https://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N145202417303 . O Decreto nº 9331/2024, de 3 de maio de 2024, regulamenta o Programa Avistamento Responsável que também tem por finalidade evitar possíveis impactos negativos durante atividade embarcada, inspirar o público e os operadores de turismo para a conservação das baleias, gerar conhecimentos científicos para a observação das espécies e beneficiar positivamente comunidades locais e profissionais marítimos. Essa atividade turística sustentável e responsável reflete positivamente em todo o Litoral Norte, proporcionando experiências memoráveis para turistas e moradores, além de impulsionar a economia local, gerando empregos e fomentando o comércio e serviços. De acordo com as empresas que trabalham diretamente com avistamento de cetáceos, os anos de 2022 e 2023 superaram as expectativas tanto em procura quanto em vendas, gerando mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera, proporcionando uma média de R$180 mil somente em passeios e um incremento de mais de R$ 350 mil para a economia geral do município. Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620 ou acesse www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias . Turismo Responsável A Prefeitura de São Sebastião realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem. São oferecidos também cursos de capacitação aos operadores e feitas instalações de placas, totens e distribuição de materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores. Em junho de 2023, o prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que agora tem sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) da Rua da Praia, com o intuito de que as orientações sejam passadas aos visitantes antes de irem ao mar. #PraTodosVerem: arte gráfica do Programa Avistamento Responsável com uma imagem de uma baleia jubarte. Fim da descrição.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 14° Máx. 25°