
Fiéis e turistas terão a oportunidade de acompanhar uma missa em homenagem a Santa Teresinha em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (17/6). O ato solene contará com chuva de rosas e faz parte de uma programação organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte em torno da peregrinação das relíquias da freira carmelita, a partir das 10h, na Praça Sete.
Minas Gerais se destaca como um estado onde as expressões da religiosidade são parte da formação cultural e da identidade do seu povo e, assim, como destino do turismo da fé.
De acordo com o Observatório de Turismo de Minas Gerais, 36% dos turistas vêm para o estado atraídos por lugares e festividades de riqueza histórico-cultural, o que inclui eventos religiosos. Esse fluxo movimenta cerca de R$ 5 bilhões na economia mineira anualmente.

A missa desta segunda-feira será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Edmar José da Silva, que conduzirá o ato até às 11h. O altar será posicionado na rua Rio de Janeiro, na altura entre a avenida Afonso Pena e a rua dos Tamoios.
O evento conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Circuito Liberdade, além do 1º Batalhão e Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar (PMMG) e Corpo de Bombeiros (CBMMG) .
A celebração tem ainda apoio da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) e do Mercado Central.
Translado das relíquias até o Centro
A urna, contendo as relíquias Santa Teresinha, será levada até a Praça Sete no carro do Corpo de Bombeiros. Ela sairá às 9h da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Carmo, passando pela avenida do Contorno até chegar à Praça da Liberdade.
No Circuito Liberdade, o veículo reduzirá a velocidade diante do Palácio Arquiepiscopal, na avenida Cristóvão Colombo. De lá, seguirá pelas avenidas João Pinheiro e Afonso Pena, até chegar à Praça Sete.
Peregrinação Relíquias de Santa Teresinha
O evento da Praça Sete integra uma ampla programação em torno das relíquias de Santa Teresinha, que, de janeiro a outubro, percorrem todos os Carmelos do Brasil, abrangendo mais de 70 cidades.
A peregrinação foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.
A urna chegou à capital mineira nesta quinta-feira (13/6), onde permanecerá até a próxima quinta (20/6) sob a guarda da Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dos eventos mais solenes é a missa na Catedral Cristo Rei, que será celebrada no domingo (16/6) e presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor.
Esta é a terceira vez que as relíquias de Santa Teresinha vêm ao Brasil. A primeira foi nos anos de 1997 e 1998, quando passaram por diversas cidades do país, e a segunda em 2022, quando o artefato sacro passou por alguns municípios de São Paulo.
Veja a programação completa aqui .
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 14° Máx. 25°