
Destaques da culinária, da cultura e do turismo de Minas também estão com vaga garantida nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024.
O Governo de Minas lançou o projeto Minas Bar e apresentação de ações de atração de eventos esportivos e culturais para o estado que serão realizadas na França, nesta quinta-feira (17/7), no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte.
O governador Romeu Zema fez o anúncio, acompanhado pela secretária adjunta de Estado de Comunicação, Bárbara Botega, a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo , Josiane de Souza, o subsecretário de Esportes da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social , Tomás Mendes, e demais autoridades.
Durante a ação, Zema reforçou o compromisso do Governo de Minas com o esporte no estado e salientou a importância da prática das atividades para a vida dos jovens.
“É uma satisfação e um prazer enorme conhecer a estrutura do CTE. Fiquei impressionado com o tamanho do local, com a quantidade de equipamentos e com os recursos que temos aqui. O Governo de Minas faz questão de incentivar os atletas e a prática de esportes", disse.
O governador também destacou o apoio e incentivo realizados em programas de governo voltados aos esportes, como editais que prevêem bolsas para atletas e técnicos de Minas.
"Os atletas olímpicos e paralímpicos são muito importantes para Minas. Esses jovens são referência, pois são pessoas capazes de demonstrar que, por meio de disciplina, do compromisso e da perseverança, é possível se destacar no esporte, que é algo fundamental para a sociedade ”, disse.
Vitrine de Minas Gerais
Também iniciativa voltada ao período de Olimpíadas e Paralimpíada em Paris, o Minas Bar - realizado em parceria com a Plataforma Fartura, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) – vai proporcionar, durante todo o período de realização dos jogos, uma experiência gastronômica memorável e afetiva a todos que passarem diariamente pela estrutura Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa.
"Neste período olímpico, teremos a oportunidade de divulgar aquilo que é tão importante para o mineiro, que é a nossa cozinha. É o momento em que a França estará recebendo milhões de pessoas do mundo todo", disse o governador.
| ||||
"Nós esperamos receber, nesses 17 dias, cerca de 80 mil pessoas que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Minas Gerais. E, com certeza, parte desse público visitará Minas no futuro, fazendo com que a nossa atividade turística se movimente, gerando emprego e renda para o mineiro", apresentou Romeu Zema. | ||||
| ||||
O ponto turístico da França vai reunir torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes em um grande e verdadeiro hub turístico, pensado justamente para a promoção da cultura e da integração entre diversos países.
| ||||
"Esse projeto é inédito. É a primeira vez que a gente vai ocupar esse espaço dentro da Casa Brasil. Estamos celebrando o ano da Gastronomia Minas Gerais, da cozinha mineira, então teremos, na França, uma apresentação da nossa cozinha mineira", destacou a secretária adjunta de Estado de Comunicação, Bárbara Botega. | ||||
| ||||

Culinária
De 26/7 a 11/8, quem passar pelo espaço que representa o estado nas Olimpíadas poderá degustar ingredientes e produtos típicos – como queijos de diferentes regiões mineiras, milho, porco, frango, mandioca, café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre outros pratos.
Para apresentar a gastronomia mineira a visitantes de todo o mundo, a Fartura convidou o Grupo Viela, por meio do chef Henrique Gilberto, que idealizou o cardápio e levará sua assinatura ao menu representativo da mineiridade.
Vale ressaltar que a Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem mais de dez anos de experiência em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor gastronômico.
Experiência imersiva
Bárbara Botega e Josiane de Souza detalharam na apresentação desta quinta-feira outras experiências à disposição do público visitante da área mineira na Casa Brasil.
O Pedale por Minas, por exemplo, vai oferecer estrutura com telões de LED e bicicleta para que turistas, atletas e autoridades vivenciem a 'liberdade que só Minas tem'. As imagens de paisagens e pontos turísticos vão garantir um passeio por variadas regiões mineiras e seus atrativos, despertando a curiosidade pelo Destino Minas Gerais.
Já durante o período dos Jogos Paralímpicos, de 28/8 a 8/9, outro destaque será o espaço Communale Saint-Ouen, também na Casa Brasil. A proposta é garantir uma experiência imersiva adaptada aos visitantes, mostrando Minas como o destino acolhedor e inclusivo que é.
Para tanto, as estruturas vão funcionar com reprodução de sons e cheiros típicos das paisagens mineiras, sem limitar sentidos e possibilidades de se conectar com a mineiridade.
Ações em Minas
As ações em sintonia com os jogos também estarão garantidas em Belo Horizonte. No Parque das Mangabeiras, por meio de parceria, será disponibilizado o Circuito Olímpico.
Além de transmitir ao vivo a cerimônia oficial de encerramento das Olimpíadas de Paris, o circuito vai contar com espaços para prática de alguns esportes olímpicos, como voleibol, basquete, arco e flecha, entre outros. Destaque, ainda, para a realização de um festival gastronômico com representação de vários países.
Todas as ações - em Minas e na França - têm como objetivo reforçar ainda mais o Destino Minas Gerais como rota certa e completa para eventos regionais, nacionais e internacionais.
A ideia é, justamente, mostrar como o dinamismo e o acolhimento de Minas dialoga direta e abertamente com as expectativas das comunidades internacionais, além de fortalecer, internamente, as economias locais e estimular a geração de mais empregos e renda para os mineiros.
Apoio e incentivo estadual ao esporte
O governador Romeu Zema também se reuniu com a atleta paralímpica Izabela Silva Campos, da categoria de lançamento de disco e arremesso de peso.

A paratleta, que estará em Paris, já conquistou medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) e de Lima (2019).
Natural de Belo Horizonte, Izabela contraiu sarampo aos 6 anos de idade e, como consequência, foi perdendo a visão progressivamente até não enxergar mais aos 18 anos. Hoje, ela é atleta de alta performance e treina no CTE/UFMG.
Izabela já foi contemplada em alguns editais estaduais para incentivo ao esporte. Em 2019 e 2021, ela entrou na categoria paralímpica e, em 2022, na categoria nacional. No edital mais recente (2023), foi atendida na categoria internacional.
O subsecretário de Esportes da Secretária de Desenvolvimento Social, Tomás Mendes, destacou a importância das bolsas proporcionadas pelo Governo de Minas, para capacitação e desenvolvimento de atletas e treinadores.
“Eu sempre gosto de destacar a importância do bolsa atleta. Hoje, nós estamos com atletas tanto na Olimpíada quanto na Paralimpíada, além de treinadores também pelo Bolsa Técnico que estão recebendo o apoio do Governo de Minas. Esse apoio ajuda com melhores condições de treinamento, de estruturas e faz com que esses atletas possam representar o nosso estado, o nosso país na Olimpíada”, ressaltou.
Dos convocados pelo COB para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, além de Izabela, outros atletas e técnicos olímpicos e paralímpicos estão entre os apoiados com bolsas de incentivo do Governo de Minas, representando cinco modalidades esportivas. São eles:
Jogos Olímpicos
Atleta
Rayan Victor De Castro Dutra - Ginástica de Trampolim
Jogos Paralímpicos
Atletas
Izabela Silva Campos Coelho – Atletismo Paralímpico
Rodrigo Parreira Da Silva - Atletismo Paralímpico
Mateus Rodrigues Carvalho – Bocha
Jose Carlos Chagas De Oliveira – Bocha
Caroline Fernandes Alves – Halterofilismo
Lara Aparecida Ferreira Sullivan De Lima – Halterofilismo
Tayana De Souza Medeiros – Halterofilismo
Alan Kleber Basilio - Natação Paralímpica
Gabriel Geraldo Dos Santos Araujo- Natação Paralímpica
Gabriel Bandeira- Natação Paralímpica
Wendell Belarmino Pereira- Natação Paralímpica
João Pedro Brutos De Oliveira- Natação Paralímpica
Laila Suzigan Abate- Natação Paralímpica
Gabriel Melone De Oliveira - Natação Paralímpica
Ruan Felipe Lima De Souza- Natação Paralímpica
Técnicos
Glenio Fernandes Leite – Bocha
Weverton Lima Dos Santos – Halterofilismo
Fábio Pereira Antunes- Natação Paralímpica
Alexandre Silva Vieira- Natação Paralímpica
Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Por meio do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, o Governo de Minas apoia financeiramente atletas praticantes e técnicos de atletas praticantes do desporto de rendimento prioritariamente em modalidades olímpicas, paralímpicas e subsidiariamente não olímpicas.
Conforme as especificações de cada edital, o Estado atua, por exemplo, para custear em partes gastos pessoais com inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos; transporte; aquisição de materiais e equipamentos esportivos para o treinamento dos atletas; além de cursos de capacitação para os técnicos.
De 2019 até o momento, já foram beneficiadas 731 pessoas, com investimento total de R$ 8,1 milhões. Em 2021, quatro atletas paralímpicos apoiados pelo Bolsa Atleta conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.
No momento, estão abertas até 26/7 as inscrições para atletas e técnicos que apresentam bons históricos de resultados em competições de nível estadual, nacional, internacional e olímpico/paralímpico.
O edital está disponível em www.social.mg.gov.br e as solicitações encaminhadas vão passar por análise da Comissão Técnica de Avaliação do Bolsa Atleta e da Bolsa Técnico.
CTE/UFMG
O Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG) foi cedido gentilmente pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, nesta quinta-feira, para o lançamento do projeto Minas Bar e apresentação de ações de atração de eventos esportivos e culturais para o estado.
Em atividade há quase dez anos, o CTE/UFMG é uma referência, e contribui para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento em Minas Gerais.
O objetivo é promover a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas, com ações que combinam atividades esportivas em instalações de alta qualidade e atendimento multidisciplinar, devido à cooperação estabelecida também com outros cursos e áreas da universidade.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 14° Máx. 25°