A Região Sul do Paraná, que tem como centro o núcleo de União da Vitória, está dando um grande passo para se tornar referência também no turismo, assim como já é na produção agropecuária, sobretudo de erva-mate e uvas. Neste fim de semana, acontece a 1.a Expo Turismo Sul do Paraná, com o tema: "o turismo acontece à sombra das araucárias ".
O evento foi organizado pela Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) e conta com opatrocínio do Governo do Estado, Copel e Fomento Paraná, além de apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).
Realizado na recém-reformada Estação Ferroviária União, entroncamento dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), a Expo Turismo está recheada de uma agenda técnica, rodadas de negócios e exposições. Também há espaço gastronômico típico, shows, apresentações folclóricas e uma estação para os municípios mostrarem seus produtos característicos.
"No Dia da Bandeira, vocês estão levantando uma bandeira importante, que é esse movimento de turismo para levar a economia a pulsar mais forte, tornando o que já é belo em algo muito maior", afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara. "Aqui tem belezas naturais, belezas culturais e gente com capacidade para receber e tratar bem as pessoas."
CONSOLIDAÇÃO- A presidente da Atema, Daiane Scolaro, comemorou a consolidação da região Sul do Estado no Mapa do Turismo brasileiro. "Queremos gerar negócios, ampliar as possibilidades de emprego, melhorar a qualidade de vida da população local", acentuou. "Este é um momento histórico para a região, que mostra um potencial turístico gigante, por isso temos certeza que vamos caminhar firmes e fortes na proposta de ter o reconhecimento nacional."
A Região Turística Sul do Paraná, que abrange os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paulo Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória, foi criada em março do ano passado. Porto União, município do norte catarinense, também se integra à parceria turística.
A Atema tem como objetivo contribuir para a evolução de políticas públicas, com ênfase nas áreas de turismo, meio ambiente, agricultura orgânica, apicultura, agroindústria, agrofloresta, cultura e patrimônio histórico.
PARTICIPAÇÕES- Além do secretário, participaram do evento o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o presidente da Ceasa, Éder Bublitz, o diretor do Departamento de Florestas da Seab, Breno Menezes, o chefe do Núcleo da Seab em União da Vitória, Carlos Rasera, o gerente regional do IDR-Paraná, Rubens Sieburger, o gerente regional da Adapar, Osny Kaseker, a representante da Paraná Turismo, Vera Lúcia Meza, prefeitos e secretários dos municípios da região. As próximas edições da Expo Turismo Sul serão distribuídas pelos outros municípios.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°