
O tombamento do Palácio da Liberdade, concebido como residência oficial e sede do Governo de Minas , completa 50 anos nesta segunda-feira (27/1). Nesta data, um dos mais importantes espaços do Circuito Liberdade , recebe o maior investimento em restauração da sua história: mais de R$ 10 milhões. Além disso, o local contabilizou, somente em 2024, quase 400 mil visitantes.
Construído junto com Belo Horizonte, o Palácio da Liberdade abriu as portas para receber a população e turistas em 2019. Administrado pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e com uma programação cultural diversa, gerida pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) , o palácio passou a receber exposições e eventos que integram projetos como o Natal da Mineiridade, a Virada da Liberdade, a Minas Santa e a Minas Junina.
"Em situação crítica desde 2023 e com patrocínio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Palácio da Liberdade vem passando por intervenções visando sua recuperação. Troca do telhado, recuperação de pinturas parietais, iluminação e jardins. Tudo isso aliado ao desejo do governador Romeu Zema de que as pessoas continuem visitando o palácio, que é de toda a mineiridade”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
“Nosso espaço central e histórico da política é hoje, também, o centro da cultura mineira, com inúmeras atrações artísticas. Aberto, público, livre e democrático. Isso, a meu ver, é o que devemos comemorar. A democratização do acesso aliado ao cuidado com nosso patrimônio, feitos de forma magistral pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) ", completa o secretário.
O presidente do Iepha-MG, João Paulo Martins, também reforça a importância do equipamento e sua vocação cultural. “Por tudo o que o Palácio da Liberdade representa, a restauração é algo histórico”, diz.
O Palácio da Liberdade também recebe diversos eventos institucionais promovidos pelo Governo de Minas.
“Memória mais que viva, ativa, o Palácio da Liberdade, incluindo seus jardins, é espaço dedicado à arte, cultura, conhecimento, entretenimento; palco das mais importantes solenidades e eventos, o espaço segue quebrando recordes de visitação. Nascido sob o signo do poder, o Palácio da Liberdade tornou -se sinônimo da própria liberdade”, completa o presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis
História
O tombamento do Palácio da Liberdade foi oficializado pelo Decreto Estadual nº. 16.956, de 27/1/1975, que reconheceu o valor artístico, histórico e paisagístico desse imponente edifício e de seus jardins. O registro incluiu as fachadas, áreas internas, elementos decorativos, a fonte, esculturas, o orquidário, o quiosque e demais bens que compõem o conjunto arquitetônico e cultural do local.
Desenhado pelo arquiteto José de Magalhães, no projeto da nova capital de Minas Gerais, o palácio possui um estilo arquitetônico eclético, que combina o classicismo romântico francês com influências do neobarroco e do renascentismo italianos. A pedra fundamental foi lançada em 7/9/1895, e as obras tiveram início em 25 de novembro do mesmo ano. Desde então, o edifício, localizado na Praça da Liberdade, se consolidou como um símbolo da identidade mineira e do poder estadual, abrigando secretarias públicas e sendo palco de momentos históricos marcantes.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 14° Máx. 25°