
O Governo do Tocantins, por meio do secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, esteve reunido nesta quinta-feira, 20, em Brasília/DF, com representantes do Ministério do Turismo (MTur) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para discutir ações e planejar estratégias que visam o fortalecimento do turismo no estado.
Entre os temas abordados na reunião com a coordenadora-geral de Atração de Investimentos do Mtur, Cinthia Marques, estavam a internacionalização dos atrativos locais por meio da participação em feiras internacionais, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, e eventos em Madrid e Porto; promoção da Amazônia como um destino integrado na Europa; importância da sustentabilidade e dos incentivos fiscais; e estratégias para aumentar a participação em eventos globais, visando captar mais recursos e investidores para a região Norte.
Foi discutida ainda a captação de investimentos privados para projetos turísticos em estados e municípios, com a criação de um portal de investimentos para apresentar projetos a investidores. A reunião também tratou das concessões de ativos naturais e culturais, que visam incentivar a gestão privada na melhoria da infraestrutura turística, como parques naturais e reservas extrativistas. E foi abordada a importância da cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a estruturação de projetos sustentáveis.
Por fim, foi discutida a promoção e participação do Tocantins, e demais estados, noSalão Nacional do Turismo, que deve acontecer entre os dias 21 e 23 de agosto, em São Paulo. A expectativa é que o Tocantins leve os encantos das belezas naturais e toda a força cultural em mais uma edição do evento, promovendo e valorizando as riquezas do Estado.
Reunião na CNM
Ainda, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, esteve reunido com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para discutir passos importantes para o avanço do turismo nos municípios tocantinenses. A reunião enfatizou a relevância do Mapa do Turismo e a necessidade de qualificação dos gestores municipais. Foram abordadas a criação de rotas turísticas estratégicas e formas de captação de recursos, além de estratégias para promover o turismo durante a Marcha dos Prefeitos e parcerias para aumentar a presença do setor em eventos nacionais e internacionais.
“Essas iniciativas refletem um compromisso contínuo com o desenvolvimento do turismo no Tocantins e na região amazônica, buscando não apenas atrair investimentos, mas melhorar a qualidade de vida das comunidades. O Governo do Tocantins busca cada vez mais ampliar a atividade turística como forma de desenvolver a economia no estado”, frisou o secretário Hercy Filho, ao enfatizar que essa é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 14° Máx. 25°