
O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , está lançando uma cartilha para os foliões, com informações práticas e essenciais para garantir que o Carnaval seja marcado por alegria, bem-estar e saúde em todos os cantos do estado.
"Vem Mineirizar com Saúde: o guia do folião consciente pra curtir o Carnaval sem perrengue!" foi produzido com uma linguagem simples e descontraída, com foco em quem vai cair na folia, seja em bloquinhos de rua, em festas, shows ou até mesmo em um acampamento sossegado com a família ou amigos.
O conteúdo aborda, em cartões temáticos e coloridos, desde dicas de vestimentas mais confortáveis até cuidados para não desidratar, passando pelo uso de protetor solar e de repelentes, medidas de prevenção contra a dengue e contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de orientações sobre os serviços de saúde, caso necessário.

"Nosso objetivo é que os mineiros e turistas possam aproveitar ao máximo a maior festa popular do país, mas com responsabilidade e cuidado consigo e com os outros. A cartilha é um convite para que todos curtam o Carnaval com saúde e segurança, sem sustos ou preocupações", destaca a secretária de Estado Adjunta de Saúde de Minas Gerais, Poliana Lopes.
A secretária ressalta outro cuidado primordial para curtir os dias de festa, que é a alimentação. “Embora os cuidados devam ser rotineiros, no Carnaval a atenção precisa ser redobrada, priorizando o consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade, higiênicos e sanitários”.
Para quem estiver nos festejos de rua, as recomendações básicas incluem sempre lavar as mãos antes de comer, depois de ir ao banheiro e após o manuseio de objetos sujos, entre outras situações que possam causar infecções e contaminações.
Saúde e alegria
A professora de Filosofia Cynthia Coimbra, de 50 anos, já levou familiares para curtir o Carnaval em cidades históricas, como Ouro Preto e Sabará, e agora é assídua na festa em Belo Horizonte. Ela conta o que não pode faltar para se divertir na folia sem passar perrengue.
“É importante tomar um bom café da manhã para sair com disposição. Aí eu passo o protetor solar, passo o repelente e bebo muita água. Tem que levar água, não ficar só na cerveja, para poder aguentar o dia todo”, afirma Cynthia.

Outra dica valiosa é ter à mão um lanche leve, como uma fruta, por exemplo. “É sempre bom quando a gente pode levar o lanche de casa, seja uma fruta, um sorvete natural, algo que seja fácil de carregar para manter uma alimentação saudável ao longo do dia”, aconselha a foliã.
Serviços de saúde
O guia lançado pela SES-MG também orienta sobre como acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. Em caso de emergências, como desmaios, intoxicação ou queimaduras, o Samu 192 e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão à disposição em todo o estado.
Além disso, a SES-MG distribuiu mais de 6,4 milhões de preservativos penianos, 52 mil preservativos vaginais e 395 mil sachês de gel lubrificante, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. "Queremos que todos tenham acesso à informação e aos serviços de forma fácil e rápida, portanto é importante compartilhar nos grupos dos amigos e ir para o bloco com saúde”, salienta Poliana Lopes.
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná Mín. 14° Máx. 25°