
Minas Gerais dá mais um passo decisivo na construção de um futuro sustentável, criativo e justo. O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , firma parceria com a Cemig SIM .
A iniciativa inédita é um dos primeiros frutos do Plano Diretor do Turismo Verde: estratégia integrada que coloca a sustentabilidade no centro do desenvolvimento turístico mineiro.
A parceria firmada com a Cemig SIM passa a oferecer descontos significativos na tarifa de energia elétrica para empreendimentos e profissionais das cadeias produtivas da cultura e do turismo.
Os descontos podem chegar a 16% com a adoção da energia fotovoltaica, promovendo um setor mais competitivo, ecológico e resiliente.
Essa ação é pioneira no país e se conecta aos programas Inteligência de Dados e Talentos e Capital Criativo, estruturantes do Plano Diretor do Turismo Verde. A energia solar passa a ser um instrumento não apenas técnico, mas simbólico, de transformação e pertencimento.
O projeto se sustenta em seis principais aspectos:
1. Sustentabilidade Energética: ao utilizar energia limpa, o turismo mineiro contribui para a redução da pegada de carbono, alinhando-se aos compromissos globais de preservação do meio ambiente.
2. Economia e Viabilidade: a redução nos custos operacionais fortalece empreendimentos turísticos, tornando o setor mais viável e preparado para o futuro.
3. Inovação e Eficiência: a energia fotovoltaica dialoga com as novas tecnologias de monitoramento e gestão inteligente do consumo, promovendo a cultura da inovação e da eficiência.
4. Turismo de Propósito: cada vez mais, o turista busca experiências alinhadas aos seus valores. Minas se coloca como destino comprometido com o futuro, acolhedor e consciente.
5. Protagonismo Comunitário: projetos solares em comunidades locais promovem inclusão social e capacitação, fortalecendo os talentos e saberes que fazem da cultura mineira um patrimônio vivo.
6. Gestão Ecossistêmica: o turismo sustentável é, sobretudo, respeito ao ecossistema. A energia solar se integra à paisagem de forma harmônica, favorecendo práticas que conservam a natureza e a diversidade dos territórios.
“Com o plano, queremos fazer do turismo um instrumento de equilíbrio entre o humano e a natureza. A parceria com a Cemig SIM traduz em ação aquilo que defendemos em essência — a sustentabilidade como caminho e a cultura como horizonte”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Sobre o Plano do Turismo Verde
Inspirado pelos princípios da inovação, da inclusão e do respeito ao território, o plano tem como eixos estruturantes: promover a sustentabilidade em todas as dimensões do turismo; desenvolver produtos turísticos inovadores, criativos e responsáveis; e posicionar Minas Gerais como referência nacional em turismo sustentável.
Mais do que diretriz técnica, o Plano Diretor do Turismo Verde é um chamado à integração de saberes: une o poder público, a iniciativa privada e as comunidades, valorizando a identidade cultural e ambiental dos territórios mineiros. É a cultura do cuidado traduzida em política pública.
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo Mín. 14° Máx. 25°