
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou, entre os dias 25 e 28 de julho, do 9° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado na cidade de Blumenau (SC). O evento reuniu representantes de mais de 50 observatórios de turismo de todo o Brasil, além de pesquisadores, gestores públicos e privados e o público interessado na gestão turística. Com o tema ‘Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro’, o encontro promoveu uma ampla programação que incluiu mesas-redondas, painéis temáticos, debates, visitas técnicas, como a realizada na empresa Hering, e a 3ª Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica da RBOT — que apresentou trabalhos acadêmicos nas modalidades de slides. A equipe do Observatório de Turismo de São Sebastião teve a oportunidade de trocar experiências e ampliar a rede de contatos institucionais. Durante o evento, os servidores dialogaram com autoridades como a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; o secretário municipal de Turismo de Blumenau, Ulysses Kreutzfeld; a presidente da RBOT, Giovanna Tavares; o vice-presidente Hebert Canela Salgado; e o coordenador do Observatório de Blumenau, Charlei Soethe. O Encontro da RBOT é uma oportunidade de promover reflexões sobre a os avanços da rede, propondo as pesquisas futuras para o Turismo no Brasil, além de compartilhar conhecimentos, metodologias e experiências. Em São Sebastião, o Observatório de Turismo é formado por uma equipe de seis servidores capacitados para atendimento em português, inglês, espanhol e italiano. A iniciativa é uma importante ferramenta de análise, monitoramento e tomada de decisões no turismo local. Mensalmente, são publicados boletins com indicadores que analisam o impacto do turismo na economia local e na geração de empregos. Esses dados são coletados por meio de pesquisas com turistas e moradores e servem de base para o planejamento, promoção e definição de estratégias para o setor. As informações estão disponíveis ao público em: www.turismosaosebastiao.com.br/monitores-credenciados . São Sebastião integra um seleto grupo de apenas 19 cidades paulistas que mantêm observatórios de turismo em operação, colaborando ativamente com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do fornecimento contínuo de dados e indicadores atualizados. Além disso, o município é membro ativo da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), reafirmando seu compromisso com a gestão qualificada e sustentável do turismo. #PraTodosVerem: imagens gerais do 9º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado na cidade de Blumenau (SC). Fim da descrição.
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo Mín. 14° Máx. 25°