A força e os sabores das raízes culinárias goianas chegam ao Parque Agropecuário de Goiânia, de 31 de julho a 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto, com o Goiás Gastronomia, que conta com a apoio da Goiás Turismo.
Na programação do festival, Mesa ao Vivo Goiás, Goiás Queijo e Vinho, mostra de produtores artesanais de vinhos, queijos, cachaças, mel, geleias e licores, além da oferta de alimentação que vai desde a alta gastronomia até a comida de rua.
A ideia é fomentar todas as áreas do turismo no estado, unindo a cadeia produtiva do setor gastronômico em mais de 3 mil m². É um evento em que cultura, tradição, boa comida e grandes negócios se encontram.
Mais de 50 chefs consagrados de todo o Brasil vão liderar mesas-redondas, em duas cozinhas-show, com apresentação prática do preparo. A programação conta com oficinas para adultos e crianças, ministradas por chefs da Escola de Gastronomia do Senac Goiás e a participação do Cora, restaurante-escola do Senac.
Dois espaços expõem as ações do Governo de Goiás ao público: em um deles, haverá a participação dos municípios apresentando seus produtos turísticos e também oferta de qualificação profissional, prevista para as duas quintas e sextas-feiras do evento. No segundo, serão trabalhadas de maneira lúdica as sensações do Cerrado, difundindo o tema de forma educativa e interativa.
O presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, destaca a importância do Goiás Gastronomia, “uma grande celebração da culinária goiana que contribui para o crescimento do setor, promovendo a cultura, o comércio, e a geração de emprego e renda para o nosso estado”. O presidente completa: “Temos certeza de que o festival será um sucesso que, além de potencializar o mercado goiano, certamente vai entrar para o calendário turístico do Estado”.
Cinquenta apresentações culturais e folclóricas com a Orquestra Sinfônica de Goiás, a Orquestra de Violeiros, além de espetáculos de dança, teatro e shows com artistas goianos estarão distribuídas em dois palcos. Também vai ter espaço destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com sala azul; mesas-redondas; brinquedoteca e parque de diversões.
O Goiás Gastronomia tem como objetivo promover a cadeia produtiva turística de Goiás. O ingresso é solidário, com retirada antecipada no site/APP do Sympla e a doação de 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação vai ser destinada a organizações sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil em Goiás.
A realização é do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, com correalização do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo; Revista Prazeres da Mesa; Mundo Mesa e Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). O projeto recebeu recursos do Programa Goyazes do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
Assunto: Festival Goiás Gastronomia
Quando: 31/07 a 03/08 e 07 a 10/08
Onde: Parque Agropecuário de Nova Vila – Goiânia (GO)
Goiás Turismo – Governo de Goiás
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°