
Promover o encontro entre diferentes públicos, artistas e territórios culturais de Minas Gerais é a proposta central do “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio”, programa desenvolvido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) e ampliado em 2025.
A iniciativa estabelece um verdadeiro intercâmbio cultural: de um lado, leva a programação do Palácio das Artes e do Circuito Liberdade para cidades do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); de outro, abre espaço para que produções e artistas locais ocupem os equipamentos culturais da capital.
Com esse movimento de mão dupla, o projeto amplia o acesso a concertos, mostras de cinema, apresentações de dança, exposições, cursos e oficinas, fomentando tanto a fruição artística quanto a formação de público e a capacitação de profissionais da cultura.
A integração dos corpos artísticos da FCS, a Cia. de Dança Palácio das Artes , o Coral Lírico de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais , às comunidades locais reforça o caráter educativo e colaborativo da iniciativa.
Com ações que unem difusão, formação e troca de saberes, o “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio” reafirma a missão da Fundação Clóvis Salgado de aproximar a arte de todos os mineiros e consolidar um diálogo cultural em rede em Minas Gerais. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, o programa representa um marco para a política cultural do estado.
| ||||
"O 'Palácio na Cidade e Cidades no Palácio' faz parte do esforço da instituição de democratizar o acesso à arte, levando destaques da programação para outras localidades e trazendo artistas e produções para Belo Horizonte, de forma que temos uma política de mão dupla", pontua Reis. | ||||
| ||||
Ele ressalta dentre as ações do projeto, a realização das mostras Estruturas do Medo’ – Giallo e Slasher e Cidade Imaginária – Fundação Clóvis Salgado, respectivamente, em Nova Lima e Caxambu, além da estreia da ópera Devoção, em Congonhas, e apresentações de músicos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) em Mariana.
“Nosso desejo é continuar levando a diversidade de nossas produções aos quatro cantos desse estado, que também é tão diverso e tem tanto a oferecer à Fundação Clóvis Salgado e ao Circuito Liberdade”, completa Reis.
A itinerância já contemplou municípios como Nova Lima, Congonhas, Caxambu, Mariana e Montes Claros. Nos últimos meses de 2025, a exposição em homenagem à artista visual Yara Tupynambá chega a cidades do Alto Paranaíba, como São Gotardo e Rio Paranaíba.
Em São Gotardo, a chegada do projeto despertou entusiasmo e reconhecimento por parte da gestão cultural local.
“Essa parceria é um marco para nossa cidade. Através do programa Palácio na Cidade, e de um termo de colaboração feito entre a Fundação Clóvis Salgado e o município de São Gotardo, nossa população pode receber obras de grandes artistas mineiros, como Yara Tupynambá. E isso vai além: aproxima nossa cultura das artes visuais e nos permite nos reconhecer através dela”, destaca Joyce Rodrigues, secretária de Cultura e Turismo de São Gotardo.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°