
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) superou a meta de criação de emprego em 2022. A pasta, que no ano passado havia estabelecido o objetivo de gerar cem mil empregos em um ano após o lançamento do Programa Reviva Turismo, conseguiu atingir 108 mil postos de trabalho em tempo recorde, até setembro deste ano.
O resultado foi apresentado no relatório do segundo ciclo do Assembleia Fiscaliza, entregue à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (12/12). Criado em 2019, o programa estabelece que os dirigentes do Executivo Estadual prestem contas sobre sua gestão ao parlamento mineiro.
Outra meta alcançada pela Secult foi a de colocar Minas Gerais no segundo lugar do ranking de cidades mais visitadas no Brasil, de acordo com dados do IBGE, que aponta ainda que o estado cresce o dobro da média nacional no setor de Turismo. Junto com a criação de empregos, a proposta estava no escopo do programa Reviva Turismo, lançado no final da pandemia justamente para promover a retomado do setor.
“As pessoas vêm pela cozinha mineira, pelo queijo, vêm pelo nosso patrimônio histórico, e também pela nossa natureza pujante, com milhares de cachoeiras. Mas em tudo isso está entremeada a mineiridade. O modo de receber de nós mineiros faz com que a gente esteja, de acordo com a plataforma Booking, entre as regiões mais acolhedoras do planeta”, afirma o secretário Leônidas Oliveira.
O estado atualmente apresenta o maior número de municípios turísticos do Brasil. Com 596 cidades cadastradas, Minas possui o dobro de destinos turísticos de toda a região Sul do país. O cadastro de prestadores de serviços no Cadastrur bateu recorde em 2022, registrando 11.145 inscrições.
Parte importante dos esforços da secretaria estão no Descentra Cultura, projeto que visa descentralizar a Cultura em Minas Gerais, levando investimentos a mais municípios e estimulando, assim, a geração de emprego e renda.
O documento apresentado na ALMG revela também que, de janeiro a novembro, foram investidos R$ 212 milhões, sendo R$ 129,4 milhões empenhados do próprio cofre e 82,6 milhões captados por meio de leis de fomento.
“Chegamos a números interessantes. Antes, 95% da Lei de Incentivo era concentrada em Belo Horizonte, hoje é 60%. Ou seja, houve uma distribuição melhor de recursos, sobretudo no que tange ao Fundo Estadual de Cultura”, completou o secretário.
Atrativos
O fato de Minas ser o segundo estado que mais atrai turistas no país é resultado de trabalho e planejamento. “Tivemos o edital Reviva Turismo com R$ 10 milhões para promoção do setor, e ainda o edital Mineiridade neste último semestre, disponibilizando R$ 5 milhões para o segmento. São várias ações e também há uma parceria muito importante com o trade turístico, com a iniciativa privada, e com a Assembleia Legislativa, que nos deu suporte para uma retomada segura”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Cozinha mineira
O excelente desempenho do estado no Turismo não seria o mesmo sem a cozinha mineira. Segundo os dados da pesquisa de demanda turística, divulgados pela Secult em 25/11, a comida local é o principal atrativo para 22% dos visitantes que vêm a passeio. Não por acaso, diversos editais em 2022 fomentaram festivais gastronômicos por todas as regiões.
Nesse contexto, o queijo mineiro é um protagonista da gastronomia local. Por isso, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal é candidato a patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Uma comitiva composta pela Secult, Seapa , Iepha , Iphan e produtores de queijo foi até o Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat, no Marrocos, para mostrar a iguaria para o mundo.
“A cozinha mineira é um fator de pertencimento, que significa a cozinha como elo de ligação. Além do valor identitário, a cozinha mineira traz o fomento de toda uma indústria, desde a agricultura familiar até os botecos”, lembrou Leônidas Oliveira.
Parceria
Ao prestar contas da gestão à ALMG, Leônidas Oliveira fez questão de lembrar que a Casa Legislativa é fundamental para que os projetos do Executivo sejam realizados. “Por várias vezes comissões de Gastronomia, Turismo e Cultura se reuniram para debater. E esses debates não ficam no vazio, porque são os debates que acontecem aqui, as leis criadas aqui, que chegam ao governo e balizam a nossa ação.”
O secretário contou que, para o próximo ano, uma grande expectativa em relação à ALMG é a aprovação da comissão de Gastronomia e Turismo como permanente e a aprovação do projeto de lei que cria o Descentra Cultura. “Com esses dois projetos aprovados, acho que vamos caminhar muito”, finalizou.
Turismo Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
Turismo Primeiro voo intercontinental da Europa ao Paraná chega ao Afonso Pena no início de julho
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima Mín. 16° Máx. 23°