Quarta, 24 de Junho de 2026
14°

Chuva

Sorocaba, SP

Turismo Turismo

Inscrições abertas para a 15ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Primeira edição de 2026 amplia participação e passa a incluir arquivos na programação

26/01/2026 às 18h35
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Cesar Tropia
Cesar Tropia

Gestores culturais de todo o estado já podem inscrever suas atividades para a 15ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que será realizada em 26/2. O prazo para cadastramento vai até o próximo o dia 3/2, e a expectativa é de uma ampla adesão de municípios, instituições e comunidades culturais de Minas Gerais. Para acessar o cadastro clique  neste link .

Esta edição marca um momento especial na trajetória do programa: pela primeira vez, arquivos também poderão se inscrever e integrar oficialmente a programação da Noite Mineira, ampliando o escopo da iniciativa e fortalecendo ainda mais a valorização da memória, da documentação histórica e dos patrimônios arquivísticos do estado. A novidade reforça o caráter inclusivo e abrangente da iniciativa, que passa a reconhecer, de forma mais ampla, os diversos equipamentos culturais dedicados à preservação e difusão do conhecimento.

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é um conjunto de eventos culturais realizados, bimestralmente, em diversos municípios mineiros, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas no período noturno, a partir das 18h. Durante a ação, o público tem acesso gratuito a uma programação diversa, que pode incluir exposições, oficinas, saraus literários, rodas de conversa, apresentações artísticas, intervenções cênicas, visitas guiadas, exibições audiovisuais e outras atividades que dialogam com as especificidades culturais de cada território.

A iniciativa busca aproximar as comunidades locais desses espaços, fortalecendo museus, bibliotecas, e agora também arquivos, como lugares de encontro, reflexão, aprendizado e construção de identidades. Além de ampliar o acesso à cultura, a Noite Mineira contribui para a valorização do patrimônio cultural, o engajamento comunitário, a promoção do turismo cultural e o uso contínuo dos equipamentos culturais.

A iniciativa é do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo , com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e realização dos próprios museus, bibliotecas e arquivos participantes. Além disso, as secretarias municipais de cultura têm papel central no planejamento, execução e comunicação das ações em suas cidades.

Gestores interessados devem realizar o cadastramento de suas atividades até 03/02, garantindo a participação de seus municípios na 15ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, um convite à vivência cultural noturna e à celebração da memória, da arte e do conhecimento em Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorocaba, SP Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
14°
Chuva

Mín. 12° Máx. 16°

Qui 15°C 11°C
Sex 21°C 14°C
Sáb 24°C 14°C
Dom 24°C 14°C
Seg 25°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes