
Gestores culturais de todo o estado já podem inscrever suas atividades para a 15ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que será realizada em 26/2. O prazo para cadastramento vai até o próximo o dia 3/2, e a expectativa é de uma ampla adesão de municípios, instituições e comunidades culturais de Minas Gerais. Para acessar o cadastro clique neste link .
Esta edição marca um momento especial na trajetória do programa: pela primeira vez, arquivos também poderão se inscrever e integrar oficialmente a programação da Noite Mineira, ampliando o escopo da iniciativa e fortalecendo ainda mais a valorização da memória, da documentação histórica e dos patrimônios arquivísticos do estado. A novidade reforça o caráter inclusivo e abrangente da iniciativa, que passa a reconhecer, de forma mais ampla, os diversos equipamentos culturais dedicados à preservação e difusão do conhecimento.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é um conjunto de eventos culturais realizados, bimestralmente, em diversos municípios mineiros, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas no período noturno, a partir das 18h. Durante a ação, o público tem acesso gratuito a uma programação diversa, que pode incluir exposições, oficinas, saraus literários, rodas de conversa, apresentações artísticas, intervenções cênicas, visitas guiadas, exibições audiovisuais e outras atividades que dialogam com as especificidades culturais de cada território.
A iniciativa busca aproximar as comunidades locais desses espaços, fortalecendo museus, bibliotecas, e agora também arquivos, como lugares de encontro, reflexão, aprendizado e construção de identidades. Além de ampliar o acesso à cultura, a Noite Mineira contribui para a valorização do patrimônio cultural, o engajamento comunitário, a promoção do turismo cultural e o uso contínuo dos equipamentos culturais.
A iniciativa é do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo , com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e realização dos próprios museus, bibliotecas e arquivos participantes. Além disso, as secretarias municipais de cultura têm papel central no planejamento, execução e comunicação das ações em suas cidades.
Gestores interessados devem realizar o cadastramento de suas atividades até 03/02, garantindo a participação de seus municípios na 15ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, um convite à vivência cultural noturna e à celebração da memória, da arte e do conhecimento em Minas Gerais.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°