
O Governo de São Paulo realizou nesta quinta-feira (26), na sede da Bolsa de Valores (B3), o leilão da parceria público-privada do Novo Centro Administrativo. O vencedor foi o consórcio MEZ-RZK Novo Centro, que apresentou proposta de 9,62% de desconto sobre a contraprestação pública mensal máxima, fixada em R$ 76,6 milhões. O outro proponente, o Consórcio Acciona-Construcap, ofereceu desconto de 5%.
“O projeto do centro é construção de legado na veia. Este, que é o primeiro bairro planejado de São Paulo, nasceu para servir à aristocracia do café e de repente isso tudo se perdeu. Virou uma área degradada e as pessoas se afastaram. Era necessário fazermos alianças de políticas públicas, com saúde, assistência, segurança pública, habitação e ainda um investimento que fosse notável e transformador”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. “Vamos devolver a cidade para as pessoas. Vamos devolver a dignidade para o centro de São Paulo. O efeito disso é enorme e o centro de São Paulo nunca mais estará degradado”, completou.
Com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, o projeto prevê a construção de sete edifícios e dez torres na região dos Campos Elíseos, área central de São Paulo. O complexo vai abrigar o gabinete do governador, além das secretarias e órgãos estaduais, atualmente espalhados por mais de 40 endereços na cidade.
A iniciativa traz mais eficiência à gestão pública, reduz despesas administrativas e impulsiona a requalificação urbana do centro da capital, preservando o patrimônio histórico e ampliando serviços à população. A nova estrutura abrigará cerca de 22 mil servidores e contará com teatro, auditórios, salas multiuso e outros espaços.
“Todos nós nos unimos em torno de uma ideia, que se transformou em um projeto e que conquistou o coração de todos. Nós vamos resgatar o afeto dos paulistas pelo centro de São Paulo e vamos dar a atenção devida à população que vive na região”, afirmou o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Guilherme Afif Domingos.
O projeto ainda inclui o restauro de 17 imóveis tombados e a ampliação em mais de 40% das áreas verdes do Parque Princesa Isabel. O espaço contará com 25 mil m² destinados a comércio e serviços, fortalecendo o desenvolvimento urbano e a economia local, além da construção de um novo terminal de ônibus, aprimorando a mobilidade urbana da capital.
Os novos prédios terão certificação internacional LEED Gold e incluirão soluções de eficiência energética, térmica e ambiental. A estimativa é de geração de 38 mil empregos durante a fase de obras e 2,8 mil vagas formais no comércio e serviços locais.
“O projeto do Novo Centro marca a retomada estruturada da região, com foco em eficiência, modernização administrativa e melhor uso dos recursos públicos. A proposta é reorganizar estruturas, otimizar equipes e qualificar o atendimento, garantindo um serviço eficiente ao cidadão”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

A concessão, elaborada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), e com apoio técnico da Companhia Paulista de Parcerias, terá contrato de 30 anos. A proposta vencedora ofereceu o maior desconto ao Estado, assegurando economicidade e previsibilidade à operação. O governo realizará os pagamentos previstos no contrato, de acordo com o desempenho da concessionária, para garantir a sustentabilidade financeira do projeto. A empresa será responsável pela operação e manutenção do complexo durante todo o período da concessão, incluindo serviços de limpeza, segurança e conservação.
“Temos muito orgulho de participar desse projeto de revitalização do centro. Vamos fazer de tudo para colocar isso para frente o mais rápido possível”, afirmou Felipe Mahana, diretor da M4 Infraestrutura, uma das empresas que integram o consórcio vencedor.
[Post Instagram]
Durante o período de licitação, o projeto contou com ampla participação da sociedade. Foram realizadas duas audiências públicas em fevereiro de 2025, com mais de 80 manifestações, e consulta pública que recebeu mais de 268 contribuições entre janeiro e março, todas analisadas e consolidadas na modelagem final do projeto.
O projeto arquitetônico também é outro destaque do projeto e foi escolhido por meio de um concurso público nacional, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB), que registrou um recorde de inscrições, e a proposta vencedora foi do escritório Ópera Quatro Arquitetura, que será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo.
A mudança do Centro Administrativo para o coração da capital paulista também tem a aprovação da população da cidade. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, que entrevistou 1.564 pessoas na capital, revelou que 83% dos moradores ou trabalhadores da região central acreditam que a região ficará mais segura, além de esperar melhorias na limpeza urbana (80%), na oferta de empregos (74%), no turismo da região (70%) e nas condições de moradia (55%).
Para a população em geral da cidade, 64% dos paulistanos consideram a mudança ótima ou boa e 77% acreditam que haverá melhores condições de segurança. Além disso, entre 79% a 84% avaliam que o projeto traz mais benefícios do que prejuízos para moradores, comerciantes, trabalhadores e para a cidade.

São Paulo Time São Paulo conquista 5 medalhas em etapa do Mundial de tênis de mesa paralímpico
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29) Mín. 17° Máx. 25°