
A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) abre nesta sexta-feira (27) as inscrições do Programa Cientista Mirim 2026. Estudantes do Ensino Médio das redes públicas e privadas podem se inscrever até 25 de março. Com duração de seis meses, o curso é presencial, gratuito e tem como objetivo estimular o interesse científico e desenvolver habilidades essenciais para o futuro acadêmico dos jovens adolescentes, com aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo.
O programa tem início previsto para 2 de junho e se estende até dezembro.
A coordenadora do programa e pesquisadora do Laboratório de Dor e Sinalização (LEDS), Vanessa Olzon Zambelli, explica que durante o curso os estudantes poderão participar de aulas de conteúdos básicos de laboratório como biossegurança, ética na pesquisa científica, e noções de bioestatística, de bioinformática e de microscopia. Após essas aulas, cada um deles desenvolverá um dos 13 projetos listados no edital e previamente escolhido no momento da inscrição. “É um curso teórico-prático, não é um estágio. A gente tem uma carga horária curta de cursos teóricos, e depois eles têm a oportunidade de fazer uma imersão nos laboratórios de pesquisa. Eles se tornam parte do laboratório, o que é um diferencial”, complementa.
Para se candidatar, o estudante precisa estar regularmente matriculado, frequentando a partir do 2º ano do Ensino Médio, ter tirado nota mínima de aproveitamento de 70, 7 ou B na disciplina de Biologia ou equivalente que cumpra requisitos do edital do processo seletivo em boletim escolar de 2025. Além disso, o estudante deverá escrever uma carta de interesse e entregar uma carta de recomendação escrita por algum coordenador ou professor do ano anterior. As cartas são determinantes para a seleção da fase 2 do programa, que ocorrerá em maio, onde serão feitas entrevistas presenciais no Butantan. Pelo menos 5 estudantes serão escolhidos por projeto para realizarem entrevistas na segunda fase. Um deles será selecionado para seguir com o projeto durante os seis meses do programa.
Os aprovados terão a oportunidade de desenvolver o projeto com mentoria de um pesquisador orientador já designado no edital, e vão vivenciar o dia a dia em laboratório, um diferencial que vai além das aulas práticas da escola. “No laboratório eles têm realmente o potencial de explorar desde como elaborar uma pergunta científica, como fazer uma hipótese e escrever um projeto, até testar essa hipótese na bancada”, diz Vanessa.
As atividades ocorrem no contraturno da escola, ou seja, não haverá prejuízo quanto à grade horária regular dos estudantes em suas instituições de ensino. Aos que se preocupam com a segurança dos filhos ou possuem receio deles manusearem, por exemplo, animais, Vanessa reforça que a segurança é um dos pilares do programa: “A gente toma vários cuidados porque eles são menores de idade. Então, tem determinadas ações que eles não podem fazer no laboratório como mexer com animais e mexer com material biológico. Mas tem outras várias abordagens que eles podem sim colocar a mão na massa e aprender desde preparo de soluções, dosagem de proteína, até extração de RNA/DNA.”.
Ao final do programa, após seis meses e 144 horas totais, cada estudante apresenta um pôster na Reunião Científica Anual (RCA) do Instituto Butantan. A participação no programa é totalmente voluntária, não é remunerada e não estabelece vínculo empregatício entre o Butantan e o estudante.
Seguindo os moldes do Programa Cientista Mirim, iniciou em 25 de fevereiro a primeira edição do Programa Cientista Mirim Alberto Torres, parceria inédita do Instituto Butantan com a Escola Estadual Alberto Torres, vizinha do Instituto e que já esteve inserida dentro do espaço Butantan no século passado, quando foi criada para suprir o ensino dos trabalhadores da Fazenda Butantan e de seus filhos.
Criado, organizado e coordenado por Zambelli, o projeto teve ainda participação de Karina Cruz, coordenadora do Núcleo de Projetos e Cursos de Especialização da ESIB, que intermediou o caminho entre o corpo docente da escola e o Butantan. Nove estudantes foram escolhidos pela escola para integrarem o programa que deve se estender de fevereiro a julho. Cada um deles tem agora um orientador e projeto que desenvolverão ao longo de um semestre.
Início do curso: 2/6/2026 (previsão)
Inscrições: de 27/3 até 25/3, às 23h59, neste site
Duração: seis meses
Carga horária: 6 horas por semana, totalizando 144 horas (máximo de 3 horas por dia, 2 dias por semana)
Acesse o edital para mais informações
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira Mín. 17° Máx. 25°