
Com 85% de seu território protegido por áreas de Mata Atlântica, Ilhabela foi palco neste sábado (28) da 13ª etapa do Verão no Clima 2025/26. A iniciativa do Governo de São Paulo reforçou a importância da educação ambiental permanente em um dos principais destinos turísticos do litoral paulista, unindo esporte, cultura e mobilização social na Praia do Perequê.
A programação começou às 7h, com a corrida que abriu oficialmente as atividades do dia. Às 9h, voluntários participaram do tradicional mutirão de limpeza, contribuindo para a preservação da orla e reforçando o impacto coletivo do projeto, que já ultrapassou a marca de 2,5 toneladas de resíduos coletados ao longo das etapas desta edição.
A partir das 10h, o público acompanhou bate-papos com organizações da sociedade civil e instituições parceiras, que apresentaram iniciativas voltadas à conservação ambiental. Também fizeram parte da programação aulas de zumba e fit dance, além das apresentações da banda marcial/fanfarra com o Coletivo Jovem BAMIF e shows das bandas 4 Vidas e Velhos Demais, animando a arena com repertório de rock nacional e internacional.
Participaram das atividades o Instituto Viva Verde Azul, a Fundação Florestal, Cetesb, Instituto Argonauta e o Projeto Mútua, do Crea, ampliando o diálogo com a população sobre proteção da biodiversidade marinha, gestão de resíduos e responsabilidade socioambiental.
A diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Costa, destacou a importância estratégica da etapa no município. “Ilhabela é uma das etapas mais simbólicas do projeto. Estamos falando de um município com cerca de 85% do território preservado, muito graças ao trabalho conjunto entre Estado e Município e à importância do Parque Estadual de Ilhabela para a conservação da Mata Atlântica. Manter esse patrimônio exige educação ambiental permanente, especialmente em períodos de alta temporada”, afirmou.
Segundo ela, o foco central do Verão no Clima é fortalecer a cultura do cuidado coletivo. “Quando falamos em educação ambiental, falamos sobre cuidado ao nosso redor — com a praia, com os resíduos, com os animais e com as pessoas. Muitas vezes a praia parece limpa, mas quando olhamos no detalhe percebemos que precisamos avançar ainda mais. O mutirão amplia essa consciência.”
O secretário de Governo de Ilhabela, Júlio de Túlio, reforçou a vocação ambiental e esportiva do município. “Ilhabela é uma das cidades com maior área preservada do país. Valorizar o esporte junto com a conscientização ambiental faz parte da nossa identidade. A Arena Perequê tem recebido eventos esportivos todos os fins de semana, e unir essa mobilização à preservação é fundamental.”
Moradora de Ilhabela e participante da corrida, a funcionária pública Denise Santos ressaltou a integração entre esporte e conscientização. “Eu participei da etapa de Caraguatatuba e agora aqui em Ilhabela. Acho muito interessante unir a prática esportiva com a educação ambiental. A gente pratica atividade física e, ao mesmo tempo, aprende e ensina as novas gerações sobre o cuidado com a água, com as plantas e com os animais marinhos”, destacou.
Também moradora da cidade, Petra Santos, que participou da ação ao lado da filha de três anos, destacou a importância da iniciativa para as crianças.
“Foi a primeira vez que participei. Acho importante começar desde cedo, para que as crianças entendam como funciona o cuidado com a praia. A gente vive aqui e precisa dar esse exemplo”, considerou.
Responsável pela gestão de resíduos do evento, Luiz Paulo Matos, da LPA Consultoria Ambiental, explicou que a ação envolve triagem técnica e impacto social. “Realizamos a triagem completa dos resíduos. Os recicláveis são encaminhados à cooperativa local, gerando renda, e os resíduos orgânicos passam por compostagem, retornando como adubo para uso público. Só com o material coletado nesta etapa, cada família da cooperativa pode receber entre R$ 200 e R$ 330, fortalecendo a geração de renda local. É a economia circular aplicada na prática.”
O Verão no Clima segue agora para as três últimas etapas da edição 2025/26: Iguape (7 de março), São Sebastião (14 de março) e Cananeia (21 de março), quando o circuito será encerrado.
O projeto tem patrocínio da Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é realizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar Mín. 17° Máx. 25°