
O governador Tarcísio de Freitas extinguiu mais de 67 mil cargos da estrutura estadual. A medida integra as diretrizes do plano São Paulo na Direção Certa, iniciativa do Governo de São Paulo voltada à modernização da máquina pública, ao equilíbrio fiscal e à criação de um ambiente mais favorável à atração de investimentos e geração de empregos. A decisão foi oficializada nessa sexta-feira (27).
Ao todo, serão extintos 67.722 cargos. Desse total, 33.477 já estavam vagos e 34.295 atualmente ocupados serão automaticamente extintos à medida que ficarem vagos no futuro. A decisão não implica em exoneração, desligamento ou qualquer prejuízo aos servidores em exercício nestes cargos que estão ocupados, que permanecem resguardados pelos princípios constitucionais da estabilidade e da segurança jurídica.
“Estamos colocando São Paulo na direção certa, com uma máquina pública mais enxuta para que funcione melhor e com mais eficiência. Ao racionalizar estruturas que já não fazem mais sentido na realidade atual do Estado, ampliamos a capacidade de investir em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. É uma modernização planejada, responsável e segura, que respeita os servidores e garante equilíbrio fiscal para sustentar o crescimento de São Paulo no longo prazo”, destaca o governador Tarcísio de Freitas.
Os cargos atingidos pertencem a carreiras e classes que, ao longo dos anos, foram substituídas por novas soluções de gestão, como automação de processos, modernização tecnológica, terceirizações específicas e contratações temporárias previstas em lei. Em muitos casos, as atribuições deixaram de exigir provimento permanente, seja por ganho de eficiência operacional, seja pela reestruturação administrativa das áreas envolvidas. A extinção formaliza essa adequação, alinhando a estrutura de pessoal à realidade atual do serviço público.
A iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de reformas administrativas em andamento desde o início da gestão. O plano São Paulo na Direção Certa já promoveu reestruturações em secretarias e autarquias, com revisão de estruturas, racionalização de despesas e fortalecimento da governança. O objetivo é tornar o Estado mais ágil, eficiente e sustentável no longo prazo, preservando a qualidade dos serviços prestados à população e garantindo responsabilidade fiscal.
O plano São Paulo Na Direção Certa reúne um conjunto de medidas voltadas à modernização da gestão pública, com foco na eficiência do gasto, responsabilidade fiscal e ampliação dos investimentos. A iniciativa inclui ações como a reestruturação de órgãos e agências reguladoras, revisão de benefícios fiscais, alienação de ativos, racionalização de despesas e modernização de sistemas administrativos, com destaque para a renegociação da dívida com a União e melhorias nos processos de compras públicas.
Na prática, o plano vem consolidando um ambiente mais favorável a investimentos, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos. A gestão eficiente permitiu avanços em áreas como infraestrutura, saúde, mobilidade e desenvolvimento urbano, além de ganhos fiscais que viabilizam a continuidade de políticas públicas essenciais.
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar Mín. 17° Máx. 25°