
A percepção do morador paulista em relação ao turismo atingiu patamares elevados de otimismo e suporte em 2025. É o que revelam os resultados da Pesquisa de Percepção do Turismo, realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O setor consolidou-se não apenas como uma atividade de lazer, mas como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico dos municípios.
Realizado entre 11 de novembro de 2025 e 31 de janeiro de 2026, o estudo ouviu moradores de 468 municípios paulistas e apresenta um panorama detalhado sobre como a atividade turística impacta o cotidiano de quem vive neles. Os resultados apresentam nível de confiança de 99% e margem de erro de 0,6%.
O primeiro grande recorte da pesquisa foca na convivência entre moradores e visitantes. Os dados revelam que cerca de 90% da população paulista acredita que o turismo traz benefícios diretos para a cidade. Esse índice de aprovação reflete a valorização da cultura local, onde o turista passou a ser visto como um parceiro do desenvolvimento, e não como um transtorno urbano.
Para a maioria dos entrevistados, o fluxo turístico justifica investimentos em áreas que beneficiam o morador, como a revitalização de espaços públicos, melhoria na iluminação e reforço na segurança.
O indicador de “Hospitalidade” mostra que o morador se sente orgulhoso de sua cidade ao vê-la escolhida por visitantes, o que fortalece a identidade cultural e a preservação do patrimônio histórico local.
O aumento na oferta de eventos culturais, festivais gastronômicos e opções de entretenimento é visto como um ganho direto para a família do residente, que passa a ter acesso a uma agenda mais rica durante todo o ano.
No aspecto econômico, o otimismo é ainda mais acentuado. Para 92% dos entrevistados, o turismo é uma das principais ferramentas de geração de novos postos de trabalho no estado. O impacto vai além dos hotéis e agências de viagens, atingindo de forma capilar o comércio de bairro e os prestadores de serviço independentes.
“Há um consenso expressivo de que a atividade turística nos municípios não apenas transforma, mas tem sido um motor de desenvolvimento local e regional. O impacto de políticas públicas estruturantes e as parcerias com os players de mercado e a própria população resultam em um destino com atrativos cada vez mais eficientes, sustentáveis e consolidados para todos”, reflete o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
A pesquisa do CIET também serve como um guia para a gestão pública municipal e estadual ao identificar pontos de atenção. Questões como a gestão do tráfego em feriados prolongados e o custo de vida em cidades turísticas aparecem no radar, reforçando a necessidade de um planejamento urbano que integre as demandas do visitante com o conforto do morador.
Os resultados da pesquisa de percepção reafirmam o sucesso das políticas de regionalização do turismo e do apoio aos Municípios de Interesse Turístico (MITs) e Estâncias. Os dados completos da pesquisa podem ser acessados no painel de monitoramento do CIET/Setur-SP neste link .
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar Mín. 17° Máx. 25°