
O governador Tarcísio de Freitas iniciou nesta segunda-feira (2), em Mannheim, a programação da missão internacional que cumpre na Alemanha ao longo da semana para fortalecer a cooperação comercial entre São Paulo e o mercado europeu. O primeiro compromisso foi marcado por um encontro com representantes da Contargo, empresa especializada em logística intermodal de contêineres.
No centro da agenda estava a logística hinterland, que conecta portos ao interior dos países, possibilitando o fluxo de cadeias produtivas globais e locais. A comitiva paulista, que contou ainda com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, foi recebida por diretores e executivos de vendas e marketing, que também apresentaram o terminal trimodal em Mannheim, com transportes fluvial, rodoviário e ferroviário integrados.

O terminal, com quatro linhas férreas, quatro atracadouros e quatro guindastes, é próximo ao segundo maior pátio de manobras da Alemanha. Dali, a empresa move contêineres entre portos alemães, a região metropolitana de Reno-Neckar e o interior da Europa. A empresa foca em transição energética e tem estabelecido soluções sustentáveis, como a eletrificação com baterias modulares e barcaças híbridas de baixo consumo.
“Começamos nossa agenda de compromissos na Alemanha já conhecendo um modelo importante de integração intermodal, de grande eficiência logística. É fundamental estabelecermos uma troca efetiva com o mercado alemão, que, não por acaso, é o principal parceiro comercial de São Paulo na Europa. Essa é uma das principais economias do mundo e referência em inovação, engenharia e economia verde. É um intercâmbio fundamental para o que projetamos para o desenvolvimento paulista”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Nesta terça-feira (3), o Governo de São Paulo participa do fórum “German-Brazilian Intercontinental Dialogues – Regulation & Investment 2026”, realizado na Universidade Goethe, em Frankfurt. O governador palestra durante painel sobre transporte e logística e destaca a importância de São Paulo como hub logístico estratégico para a Europa.
Na quarta-feira (4), o governador visita o supercomputador Jupiter, no Centro de Supercomputação de Jülich. A máquina, uma das mais eficientes e velozes do mundo, foi lançada no ano passado e é usada para treinar grandes modelos de linguagem (LLMs) de inteligência artificial.
A agenda chega ao fim na quinta-feira (5) em encontro com a companhia austríaca Andritz, que atua no setor da transição energética, fabricando eletrolisadores, equipamentos que permitem a hidrólise do hidrogênio verde.
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar Mín. 17° Máx. 25°