
O Governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth, realizou nesta terça-feira (3) visita técnica às obras de pavimentação da Estrada Vicinal VGS-004 x CBR-281, que liga os municípios de Vargem Grande do Sul e Casa Branca, na região de Campinas. A intervenção integra o programa São Paulo Pra Toda Obra, iniciativa do Governo do Estado voltada à ampliação da mobilidade, da segurança viária e da qualidade de vida da população paulista.
“Essa obra de infraestrutura foi pensada para transformar a região, apoiar os produtores rurais e facilitar a mobilidade da população que se desloca entre as cidades. Avançarmos em infraestrutura significa trazer o desenvolvimento econômico para todas as partes do estado de São Paulo”, afirmou Felicio Ramuth.
A visita reuniu ainda o Subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Denis Gerage Amorim, e o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), Sergio Codello.
Com investimento de R$ 31 milhões, a obra contempla a pavimentação de 15,63 quilômetros de extensão total. Iniciada em 25 de abril de 2025, os serviços seguem com quase 50% de conclusão, seguindo o cronograma de conclusão prevista para 25 de julho de 2026. Ao todo, o empreendimento já gerou 110 empregos diretos e indiretos.

Os serviços incluem terraplenagem, preparação do subleito, implantação do sistema de drenagem, pavimentação asfáltica e melhorias voltadas à segurança e à trafegabilidade da via.
A pavimentação da vicinal representa um avanço importante para a integração regional, facilitando o deslocamento entre os dois municípios, promovendo maior fluidez ao tráfego local e contribuindo para o escoamento da produção agrícola e para o desenvolvimento econômico da região.
A iniciativa beneficiará aproximadamente 78.012 habitantes, proporcionando redução no tempo de viagem, diminuição dos custos operacionais dos veículos e mais segurança aos usuários que utilizam a estrada diariamente.
Com o programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais, públicas e concedidas, além de estradas vicinais. Este é o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e com ordens de serviço já assinadas para o início dos trabalhos, em rodovias públicas e concedidas.
A iniciativa já contempla 22,3 mil quilômetros – o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1,5 mil obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do Estado.
O impacto no mercado de trabalho também é expressivo: cerca de 250 mil empregos – um número superior à população de cidades médias do interior, como Araçatuba, que tem cerca de 200 mil habitantes. Além disso, o programa beneficia 8 em cada 10 municípios paulistas e alcança mais de 540 cidades.
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo Mín. 17° Máx. 25°