
O projeto de universalização do saneamento em 11 municípios da região de Campinas foi apresentado nesta sexta-feira (6), em Paulínia, no interior de São Paulo, com previsão de R$ 5,4 bilhões em investimentos em obras de água e rede de esgoto até 2029.
Durante o evento, foram apresentados os investimentos já realizados na região e os projetos previstos para os próximos anos. Um dos principais desafios é o período entre 2026 e 2029, prazo estabelecido para que a Sabesp alcance a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios atendidos. Desde a desestatização da companhia, mais de R$ 870,5 milhões deste total já foram aplicados em obras e melhorias nos sistemas de saneamento.
Os avanços já refletem na ampliação do atendimento. Mais de 100 mil pessoas passaram a contar com abastecimento de água e outras 220 mil foram incluídas no sistema de coleta e tratamento de esgoto na região de Campinas. A Tarifa Social Paulista, que garante descontos de até 78% para vulneráveis, também registrou crescimento significativo. Desde a desestatização, mais de 61 mil famílias foram incluídas no programa — um aumento de 321%, totalizando 88,7 mil famílias beneficiadas.
O evento contou com a participação da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, da secretária-executiva do Conselho Deliberativo da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (Urae 1), Roberta Buendia e de representantes das prefeituras de Águas de São Pedro, Campo Limpo Paulista, Charqueada, Elias Fausto, Hortolândia, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Saltinho, Santa Maria da Serra e Várzea Paulista.
“Esta é uma oportunidade de olharmos de perto o que cada território precisa e construirmos soluções em conjunto. Os moradores conhecem melhor do que ninguém as necessidades do município e queremos estar próximos para que esse trabalho dê certo. Estamos avançando com investimentos estruturantes para garantir mais eficiência no abastecimento de água e mais qualidade de vida para a população”, afirmou Natália.
A Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário – URAE 1 Sudeste é a governança responsável pelo acompanhamento e fiscalização do contrato de concessão da Sabesp, juntamente com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
À tarde, a secretária do Meio Ambiente vistoriou as obras do Sistema Paiva Castro. O empreendimento vai reforçar o abastecimento de água para Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, por meio da captação na Represa Paiva Castro, em Franco da Rocha, com transporte até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Limpo Paulista.
Com investimento superior a R$ 170 milhões, o projeto prevê a implantação de mais de 25 quilômetros de adutoras que passam por Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Franco da Rocha, além da construção de uma estação elevatória de água bruta com capacidade de até 400 litros por segundo.

“A ampliação do sistema a partir da Represa Paiva Castro é fundamental para garantir mais segurança no abastecimento dessas cidades. Estamos falando de uma obra estruturante, que aumenta a oferta de água, reduz a vulnerabilidade em períodos de estiagem e traz mais tranquilidade para milhares de famílias que dependem desse sistema todos os dias”, afirmou Natália.
A conclusão das obras está prevista para janeiro de 2027. Quando finalizado, o sistema deve beneficiar mais de 200 mil moradores, reduzir a dependência do Rio Jundiaí em períodos de estiagem e ampliar a disponibilidade de água para tratamento.
Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende:
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas Mín. 17° Máx. 25°