
O Governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira, em Severínia, a formatura do 16º ciclo do programa Caminho da Capacitação, que certificou 625 alunos de 13 municípios da região de Barretos. A cerimônia foi integrada à 2ª edição da Feira de Empregos no interior paulista, fortalecendo a conexão entre qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Participaram desta etapa alunos de Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiúva, Terra Roxa e Viradouro. Ao longo do ciclo, os participantes receberam capacitação gratuita em áreas com alta demanda, como gastronomia, panificação, beleza, mecânica, tecnologia e cuidados com pets.
Os cursos foram ministrados em carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, com estrutura para atividades teóricas e práticas, ampliando o acesso à qualificação em diferentes regiões paulistas.
“Esse programa existe porque acreditamos no talento e na vocação de cada um dos alunos e sabemos do que são capazes. Não sei o quanto de sacrifício foi necessário para conseguirem completar o curso agora, mas vocês tiveram essa vitória e temos que celebrar hoje, junto com vocês. Estamos aqui para celebrar e para caminhar junto com vocês”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Veja a transmissão:
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, destacou a qualificação profissional como ferramenta de transformação social. “A prosperidade não acontece sem oportunidade, sem trabalho e sem um olhar atento para quem mais precisa. Ela nasce quando criamos caminhos, abrimos portas e acreditamos no potencial das pessoas. Prosperar é mais do que crescer: é construir um futuro em que todos possam avançar com dignidade, esperança e confiança”, afirmou.
Aberta ao público da região, a Feira de Empregos ofereceu 214 vagas por meio do programa estadual Trampolim, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de cadastramento em banco de talentos e orientação profissional. Lançada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, a iniciativa já percorreu também a região de Franca e busca aproximar alunos recém-certificados do mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo.

O evento reuniu oportunidades do Banco do Povo Paulista, com oferta de linhas de microcrédito; do Empreendedor Artesão, voltado à formalização e ao fortalecimento da produção artesanal; e do Sebrae, que disponibilizou consultorias para abertura e expansão de negócios.
Também participaram as unidades móveis do Procon-SP e do Poupatempo, com atendimento ao público e orientações sobre direitos do consumidor, emissão de documentos e acesso a serviços públicos.

São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas Mín. 17° Máx. 25°