
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), inicia nesta segunda-feira, 16, o curso de Segurança e Gestão de Riscos para o Turismo de Aventura, voltado a profissionais do ecoturismo e turismo de aventura. A capacitação, que visa fortalecer a atuação das empresas do setor e garantir a segurança de guias e turistas, será realizada até 1º de abril.
A capacitação ocorrerá por meio do programaTocantins Recebe Beme será realizada em cinco municípios das regiões turísticas Serras Gerais, Vale dos Grandes Rios e Cantão.
O curso será ministrado, inicialmente, no Centro de Atendimento ao Turista, no município de Almas, a 276 km de Palmas, na região turística das Serras Gerais, e segue até o dia 18 de março. A formação é destinada a empresas, guias de turismo, condutores e outros profissionais que atuam com turismo de aventura e ecoturismo.
Durante o curso, serão abordados conteúdos técnicos sobre liderança e comprometimento; requisitos legais e normas técnicas; contexto do negócio; gestão de riscos; procedimentos operacionais; orientações aos clientes; monitoramento e medição.
A capacitação também será realizada nos municípios de Aurora do Tocantins (Serras Gerais), de 19 a 21 de março; Paranã (Serras Gerais), de 23 a 25 de março; Caseara (Cantão), de 26 a 28 de março; e Babaçulândia (Vale dos Grandes Rios), de 30 de março a 1º de abril.
“A qualificação dos profissionais é uma das prioridades do Governo do Tocantins para fortalecer o turismo no estado. O curso é uma iniciativa importante para preparar empresas, guias e condutores que atuam com ecoturismo e turismo de aventura, garantindo mais segurança para os visitantes e mais profissionalização para o setor. Com o programaTocantins Recebe Bem, buscamos levar conhecimento e oportunidades para as regiões turísticas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da experiência de quem visita o nosso estado”, destaca a secretária do Turismo, Ana Maria Monteiro.
A ação é resultado da parceria entre a Secretaria do Turismo(Setur), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços(Sics), por meio Conselho de Desenvolvimento Econômico(CDE) e prefeituras.
Tocantins Recebe Bem
O programaTocantins Recebe Bem, gerenciado pela Setur, beneficiará inicialmente os municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo que define quais municípios e regiões possuem potencial turístico, servindo de base para o planejamento de políticas públicas, a gestão e o desenvolvimento do setor.
As ações incluem a realização de cursos e consultorias voltados ao ecoturismo, gestão de negócios, associativismo, elaboração de projetos, formação de roteiros de etnoturismo, além de capacitações em culinária regional e iniciativas de inovação para agregar valor ao artesanato.
As iniciativas são destinadas a gestores públicos, guias de turismo, condutores ambientais, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, fóruns de turismo, policiamento turístico e representantes dos meios de hospedagem.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°