
O município de São Sebastião segue ampliando seu reconhecimento nacional e internacional no turismo sustentável. O Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Turismo (Setur), foi selecionado como finalista na categoria ‘Melhores iniciativas para enfrentamento das mudanças climáticas e para conservação da biodiversidade’ da 6ª edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, uma das mais importantes premiações do setor turístico na América Latina.
A iniciativa está entre apenas 26 projetos finalistas, selecionados entre 191 inscrições de 16 países, o que reforça o impacto e a relevância do trabalho desenvolvido no município. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de abril, durante a WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Como finalista, o programa já garantiu uma das três principais colocações da categoria, Ouro, Prata ou Bronze, posicionando o destino São Sebastião entre as iniciativas mais relevantes do turismo responsável na América Latina.
A WTM Latin America é considerada o principal evento de negócios do turismo na região. Na última edição, reuniu mais de 32 mil profissionais do setor, consolidando-se como uma vitrine internacional para destinos, empresas e projetos inovadores.
Caso conquiste o prêmio Ouro, o projeto de São Sebastião será automaticamente inscrito no Global Responsible Tourism Awards, etapa mundial da premiação, cujo resultado é anunciado durante a WTM London, uma das maiores feiras de turismo do mundo.
Além do prestígio internacional, o reconhecimento proporciona ampla exposição na mídia especializada, acesso a redes globais de profissionais e investidores do setor, além do direito de utilizar o selo oficial de excelência em turismo responsável, um diferencial cada vez mais valorizado por viajantes conscientes.
Reconhecimento
A indicação ao prêmio internacional ocorre após um ano histórico para o turismo sustentável de São Sebastião. Em 2025, o município conquistou o Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), na categoria ‘Valorização do Patrimônio Natural no Turismo’.
O programa sebastianense foi reconhecido como referência em iniciativas que integram conservação ambiental, desenvolvimento econômico, inclusão social e turismo sustentável. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma ampla rede de parcerias institucionais, envolvendo o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Alcatrazes) e a Marinha do Brasil.
O prefeito Reinaldinho Moreira destacou que o reconhecimento consolida o município como referência no setor. “Esse prêmio consolida São Sebastião como referência em turismo sustentável no Brasil. Estamos investindo em políticas públicas que protegem nossa biodiversidade, fortalecem a economia local e valorizam o conhecimento científico. É uma conquista que demonstra que cuidar do meio ambiente e gerar oportunidades caminham juntos”, afirmou.
Temporada das baleias
Entre os meses de maio e agosto, as baleias-jubarte migram da Antártida para o litoral brasileiro, passando pelo Canal de São Sebastião, em busca de águas mais quentes para reprodução e nascimento de seus filhotes. O Projeto Baleia à Vista registrou resultados históricos na região. Em 2025, foram contabilizadas mais de 800 baleias avistadas no Canal de São Sebastião, o maior número desde o início do monitoramento na área.
Com infraestrutura adequada, operadores capacitados e compromissados com a preservação ambiental, São Sebastião se consolidou como um dos principais destinos do Brasil para o turismo de observação de baleias, combinando ciência, conservação e desenvolvimento turístico sustentável.
#PraTodosVerem:Arte com fundo em degradê azul e dourado, com elementos de premiação como ramos dourados. No centro, o texto ‘Somos Finalistas!’ e o selo do prêmio ‘WTM Responsible Tourism Awards Latin America’. Abaixo, lê-se ‘Prêmio Internacional de Turismo’. A imagem destaca uma baleia saltando no mar. Texto informa a categoria de melhores iniciativas para enfrentamento das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, com o “Programa de Avistamento Responsável de Baleias e outros Cetáceos”. Fim da descrição.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°