
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), realizou nesta quarta-feira (18) a transição do Turismo na Escola de projeto para programa de governo. O lançamento da nova fase ocorreu em Paranaguá, com a assinatura do primeiro termo de adesão municipal e do termo de cooperação com a Instância de Governança Regional (IGR) do Litoral (Adetur Litoral).
Instituído pelo Decreto 12.550/2026, o programa une as áreas de Educação e Turismo para fomentar a consciência turística como instrumento pedagógico multidisciplinar. A iniciativa busca transformar o setor em uma ferramenta de transformação social e geração de renda, começando pela base escolar. A Secretaria Estadual da Educação (Seed) deu suporte para montar o programa e a implantação nas escolas conta com a parceria das secretarias municipais.
“Hoje é um dia especial porque o Turismo na Escola passa a ser uma política pública permanente. Escolhemos Paranaguá, a cidade mãe do Estado, por todo o seu simbolismo histórico”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos. “Percebemos a necessidade de, em parceria com a área da Educação, formar nossas crianças e jovens para essa ferramenta extraordinária de transformação social e distribuição de renda que o turismo proporciona”.
METODOLOGIA E ADESÃO– Paranaguá foi o primeiro município a aderir formalmente ao programa dentro da nova estrutura. Segundo a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Setu, Tatiana Nasser e Silva, a formalização abre caminho para o trabalho direto com as unidades de ensino.
“Agora começamos as capacitações dos professores para que eles levem o tema para a sala de aula. Após essa etapa teórica, trabalharemos em campo com os alunos, levando-os a eventos e atrativos locais”, explicou a diretora. A meta da Setu é expandir a adesão para as demais prefeituras do Litoral e outras IGRs do Estado.
A capacitação é oferecida pela Setu de forma presencial ou online, com a disponibilização de materiais didáticos como o "Caderno do Professor" e a "Cartilha do Aluno". O conteúdo também está disponível na plataforma da Escola de Gestão do Paraná.
PERTENCIMENTO- Em Paranaguá, o programa será integrado ao projeto municipal “Pertencer”. De acordo com a vice-prefeita Fabiana Parro, a iniciativa é essencial para que a população reconheça o potencial da própria cidade. “O cuidar da cidade passa por esse sentimento de pertencimento. Precisamos que nossas crianças entendam que Paranaguá tem muita história e que as comunidades podem tirar seu sustento do turismo”, destacou.
O secretário municipal de Educação, Thiago Casas do Nascimento, adiantou que as atividades começarão pelas comunidades marítimas e ilhas, como a Ilha do Mel, sendo posteriormente expandidas para toda a rede municipal, especialmente em escolas de tempo integral.
O PROGRAMA –O Turismo na Escola estimula a vivência direta do patrimônio histórico, cultural e natural. Entre os resultados esperados estão a valorização da identidade local, a formação de cidadãos conscientes sobre o uso sustentável dos recursos e o incentivo ao pensamento empreendedor no setor turístico. O programa prevê, ainda, o projeto “Turista Aprendiz”, que promove aulas lúdicas e visitas técnicas, e culmina em uma mostra turística com a entrega do certificado de “Professor Amigo do Turismo”.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°