
A Grande São Paulo não registrou nenhum caso de latrocínio em fevereiro. Essa foi a primeira vez em 26 anos que os roubos seguidos de morte ficaram zerados durante o mês na região, com dois registros a menos na comparação com o ano passado. No bimestre, o crime caiu de sete para dois casos.
Os homicídios também seguem em queda na região metropolitana da capital. Foram 31 casos notificados no último mês, dois a menos que em 2025. Em dois meses, foram 63 boletins elaborados ante 84 no mesmo comparativo, o que representa uma baixa de 25% no crime.
Dos 38 municípios que compõem a Grande São Paulo, 14 não registraram nenhum caso de homicídio ou latrocínio nos primeiros meses do ano. São eles: Arujá, Biritiba Mirim, Caieiras, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Itapecerica da Serra, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santa Isabel, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.
Tanto na análise mensal, quanto na bimestral, os latrocínios e homicídios tiveram os menores índices criminais desde 2001, quando as ocorrências criminais passaram a ser contabilizadas.
“Os resultados refletem o trabalho técnico, integrado e permanente das forças de segurança, com uso de inteligência, investigações qualificadas e policiamento estratégico em toda a região. Todos esses fatores têm sido fundamentais para prevenir crimes e responsabilizar os autores, garantindo mais segurança à população”, disse o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
A Secretaria da Segurança Pública também criou o SPvida para auxiliar as autoridades no planejamento de políticas públicas e ações de prevenção aos homicídios. O programa contém dados abertos ao público e serve para analisar o contexto, a motivação e o local dos crimes.
Os batalhões da Polícia Militar e as delegacias possuem ferramentas e aplicativos que permitem o acompanhamento das análises criminais, contribuindo para aprimorar as ações de prevenção.
As Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) investigaram 237 casos de estupro em fevereiro, baixa de 8,8% se comparado ao mesmo mês do ano passado, que teve 260 registros. No bimestre a queda foi de 16,2%, de 528 para 442 casos.
Em relação aos feminicídios, foram quatro casos registrados no mês, três a mais do que em 2025.
São Paulo PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP
São Paulo Jogos que avaliam desempenho motor contribuem para diagnóstico do autismo
São Paulo Rope jump, bungee jump: Governo de SP fiscaliza a prática de esportes com salto em altura
São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer Mín. 16° Máx. 23°