
Quem pretende pegar estrada no feriado prolongado da Páscoa deve se preparar para trânsito intenso. A expectativa das concessionárias é de que mais de 16 milhões de veículos circulem pelas rodovias concedidas do Estado de São Paulo entre os dias 2 e 6 de abril.
O volume expressivo reflete o tradicional aumento no fluxo de veículos nesse período, impulsionado por viagens de lazer, especialmente em direção ao litoral e ao interior do estado. Corredores que conectam a Região Metropolitana de São Paulo às áreas turísticas devem concentrar os maiores picos de tráfego.
Entre as concessionárias com maior estimativa de circulação estão AutoBan (2,5 milhões de veículos), Rodoanel Oeste (1,18 milhão), EixoSP (1,09 milhão), Novo Litoral (1,06 milhão) e Ecovias Leste Paulista (986 mil).
Para dar conta do aumento no movimento durante o feriado, as concessionárias vão operar com estrutura reforçada em toda a malha rodoviária. O monitoramento será feito 24 horas por dia pelos centros de controle, enquanto equipes de atendimento e viaturas ficam distribuídas ao longo das estradas para agilizar qualquer tipo de ocorrência.
Na prática, o motorista deve perceber mais guinchos em circulação, ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos e inspeções frequentes nas pistas. Em trechos de maior demanda, principalmente em regiões de serra, poderão ser adotadas operações especiais para reorganizar o fluxo de veículos, como a inversão de pistas.
Outra frente é o chamado reforço de presença nas rodovias. Viaturas serão posicionadas em pontos estratégicos para aumentar a visibilidade e reduzir o tempo de resposta em caso de incidentes. Nos pedágios, a operação também será ampliada, com abertura de cabines extras e apoio de equipes para organizar filas nos horários de pico.
A orientação para quem vai viajar é planejar o trajeto com antecedência e, se possível, fugir dos horários de maior movimento. As condições de tráfego serão atualizadas ao longo do dia nos canais das concessionárias, como sites, redes sociais e rádios.
A Artesp é a agência responsável por regular e fiscalizar a maior rede de sistemas de transporte sob concessão estadual do país. Com atuação integrada sobre mais de 11,7 mil quilômetros de rodovias concedidas, linhas de metrô e trem, o sistema de VLT da Baixada Santista, cerca de 52 mil ônibus entre intermunicipais e metropolitanos e aeroportos regionais, a Agência trabalha para melhorar a experiência do usuário, impulsionar a segurança viária e modernizar contratos e sistemas de mobilidade, contribuindo para um transporte mais eficiente, seguro e conectado para milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo.
São Paulo Jogos que avaliam desempenho motor contribuem para diagnóstico do autismo
São Paulo Rope jump, bungee jump: Governo de SP fiscaliza a prática de esportes com salto em altura
São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel Mín. 16° Máx. 23°