
As linhas metropolitanas 012 e 226, que ligam Embu-Guaçu à capital paulista, passarão por alterações operacionais a partir da próxima terça-feira, 14 de abril, em razão da inauguração do Terminal Estação Varginha, na zona sul de São Paulo. Com a mudança, as linhas deixarão de atender o Terminal Grajaú e terão seus itinerários ajustados para o novo terminal, mantendo a integração tarifária com as linhas municipais de São Paulo e sem prejuízo aos passageiros.
As linhas metropolitanas 012 (Embu-Guaçu – Vila Dirce – São Paulo) e 226 (Embu-Guaçu – Chácara Florida – São Paulo) terão seus terminais secundários e itinerários alterados em decorrência da inauguração do Terminal Estação Varginha.
A mudança foi analisada tecnicamente pela ARTESP para atender a fase 1 de implantação do novo terminal. Com isso, as linhas deixarão de atender o Terminal Grajaú e passarão a operar com destino à Estação Varginha, mantendo inalteradas as demais características operacionais vigentes.
De acordo com a Nota Técnica da ARTESP, os novos itinerários incluem vias como a Avenida Senador Teotônio Vilela, Rua Arcelina Teixeira da Silva, Avenida Paulo Guilguer Reimberg e Avenida Nathália Pereira da Silva, adequando a circulação dos veículos à nova infraestrutura de transporte da região.
Apesar da mudança no ponto final, a integração tarifária com as linhas municipais de São Paulo será mantida. O benefício continuará sendo garantido por meio do Transferidor de Direito de Integração (TDI), permitindo a validação dos cartões Bilhete Único e TOP, mesmo com a mudança do terminal de destino das linhas intermunicipais.
As alterações operacionais se aplicam exclusivamente às linhas 012 e 226, não havendo, neste momento, previsão de mudanças em outras linhas metropolitanas. A reorganização tem como objetivo integrar os serviços ao novo terminal, ampliar as opções de conexão para os usuários e adequar o sistema de transporte à expansão da infraestrutura na zona sul da capital.
Sobre a Agência Reguladora de Transportes de São Paulo
A ARTESP é a agência responsável por regular e fiscalizar a maior rede de sistemas de transporte sob concessão estadual do país. Com atuação integrada sobre mais de 11,7 mil quilômetros de rodovias concedidas, linhas de metrô e trem, o sistema de VLT da Baixada Santista, cerca de 52 mil ônibus entre intermunicipais e metropolitanos e aeroportos regionais, a Agência trabalha para melhorar a experiência do usuário, impulsionar a segurança viária e modernizar contratos e sistemas de mobilidade, contribuindo para um transporte mais eficiente, seguro e conectado para milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo.
São Paulo Dia das Micro e Pequenas Empresas: Governo de SP fortalece negócios com acesso a crédito e qualificação
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
São Paulo Aos 50 anos, Rodovia dos Imigrantes avança com modernização e projeto de ampliação
São Paulo Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Mín. 16° Máx. 23°