
O Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Secretaria da Segurança Pública, realiza nesta segunda-feira (13) uma operação interestadual para investigar suspeitos de promover ataques virtuais contra familiares de uma vítima de feminicídio. O crime aconteceu em Hortolândia (SP), em julho do ano passado.
Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Presidente Prudente (SP); Bicas, Belo Horizonte, Ibirité e Juiz de Fora (MG); e Ananindeua (PA) em face de oito investigados — sendo cinco mulheres e três homens. Até o momento, uma pessoa foi presa em Minas Gerais.
As ordens judiciais foram solicitadas pela Delegacia Seccional de Casa Branca, vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9 (Deinter-9), após o Noad identificar indícios da prática do crime de ameaça por meio de plataformas digitais.
A investigação conduzida pelo núcleo apontou que as ameaças foram direcionadas a dois familiares da vítima, de 15 anos. Cerca de um mês após o assassinato, dois adolescentes foram apreendidos suspeitos pelo ato infracional do crime de feminicídio.
Após a apreensão dos suspeitos, “os familiares da jovem passaram a ser alvo de reiteradas ameaças, além de manifestações de escárnio e deboche disseminadas em plataformas digitais, e-mails e redes sociais”, informou o Noad. Com o tempo, houve uma escalada tanto na frequência quanto na gravidade das condutas.
A Operação Persecutio tem como objetivo apreender dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e mídias de armazenamento, para auxiliar na identificação dos autores e completo esclarecimento dos fatos.
O Noad é responsável por combater crimes virtuais contra crianças e adolescentes em plataformas digitais , incluindo casos de violência sexual, automutilação e instigação ao suicídio.
Em mais de um ano e quatro meses de atuação, já contribuiu para salvar 370 vítimas dos chamados “predadores digitais”. No período, também foram realizadas 348 apreensões de menores e 71 prisões.
O Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Polícia Civil de São Paulo, é uma iniciativa pioneira no Brasil. Seu objetivo principal é combater a violência digital, com foco na prevenção de crimes como estupros virtuais e pornografia infantil. A unidade promove a atuação integrada entre policiais civis, militares e peritos especializados no monitoramento de redes.
A estrutura utiliza “observadores digitais” . São policiais infiltrados em comunidades online que atuam de forma contínua para identificar crimes, mapear redes criminosas e localizar vítimas.
As informações obtidas são consolidadas em relatórios de inteligência . Esses documentos subsidiam inquéritos policiais e fundamentam pedidos judiciais, como mandados de busca, prisões ou internações.
Além de investigar, o Noad atua na prevenção . A unidade aciona outros setores policiais diante de crimes iminentes. Nesses casos, a prioridade absoluta é o resgate das vítimas e a responsabilização dos envolvidos.
O SP Pod, podcast da Agência SP, recebeu a delegada e coordenadora do Núcleo, Lisandrea Colabuono. Em entrevista, ela explicou o funcionamento do Noad e trouxe bastidores inéditos das operações. Além disso, a delegada também alertou os pais sobre como monitorar atividades dos filhos no ambiente digital. Confira:
São Paulo Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna Mín. 16° Máx. 23°